Centeno “é um ministro a prazo” e Joacine a deputada do “show off”

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que Mário Centeno tem perdido força e que a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, ” tem sido um vazio”.

Para Luís Marques Mendes, o Orçamento do Estado “está a ser feito na praça pública”. Carlos César e Ana Catarina Mendes, ambos dirigentes do PS, “pressionaram” em público Mário Centeno para o Ministro das Finanças dar mais dinheiro à saúde, enquanto que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, “pressionava” Centeno para este dar mais dinheiro às Forças de Segurança.

Este sábado, no Expresso, viria a resposta de Mário Centeno: o ministro não vai ceder no excedente orçamental.

“Nunca se tinha visto disto no passado. Mas é má novidade: isto demonstra que há mal-estar dentro do Governo, perda de coesão entre os ministros, primeiro-ministro e ministro das Finanças em rota de colisão”, afirmou Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo.

Segundo o comentador político, este cenário pode ser negativo para ambas as partes: Centeno, que está de saída, é um “ministro a prazo“, logo “é sempre um ministro respeitado”; já a atitude de António Costa representa “perda do poder e autoridade”.

Luís Marques Mendes considera que se os ministros recorrem à imprensa para mandarem recados uns aos outros, significa que já não acreditam no seu poder arbitral.

Mas o social-democrata foi ainda mais crítico com a deputada única do Livre, Joacine Katar Moreia. Para Marques Mendes, tem sido só “vedetismo, show off e, até, falta de cultura democráticas”. “É o novo riquismo aplicado à política”, disse, explicando que um novo rico “é uma pessoa deslumbrada, convencida, exibicionista, sempre a dar nas vistas, com um ego do tamanho do mundo”.

“Um deputado é escolhido pelo povo para ter ideias políticas, iniciativas políticas e propostas políticas. Nesse plano, esta deputada tem sido um vazio. Não há uma ideia, uma iniciativa, uma proposta”, declarou.

O próprio Livre, partido pelo qual Joacine foi eleita, “escolheu o mediatismo” – mas se fez esta opção “não pode agora queixar-se” e exigir uma deputada “discreta, sóbria, alinhada”, disse. “Não é possível ter sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.”

Costa primeiro-ministro vs Costa ministro da Administração Interna

O comentador lembrou, este domingo, que o que o agora primeiro-ministro António Costa anunciou no Congresso dos Municípios já existiu nos tempos do Governo social-democrata de Durão Barroso, e foi precisamente Costa, que, com a pasta da Administração Interna do Governo de Sócrates, acabou com o regime.

Este sábado, o primeiro-ministro revelou que a eleição das Comissões de Coordenação Desenvolvimento Regional (CCDR) avança no início de 2020, “para criar no país a confiança necessária para os passos seguintes”, nomeadamente a eleição direta das Áreas Metropolitanas e a Regionalização.

Segundo o Observador, Marques Mendes lembrou que esta possibilidade já existia num regime criado em 2003 por Durão Barroso – e que veio a ser revogado dois anos depois por António Costa.

“O mesmo António Costa primeiro-ministro que agora quer dar poder às autarquias para escolherem os presidentes destas comissões, foi o mesmo ministro da Administração Interna que em 2005 ajudou a tirar este poder às autarquias. Ou seja António Costa primeiro-ministro hoje tem uma versão, António Costa, ministro da Administração Interna tem outra”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Operação "Páscoa em Casa" já arrancou. Até segunda-feira, não pode sair do seu concelho de residência

Circulação proibida fora do concelho de residência e aeroportos encerrados. Arrancou à meia-noite desta quinta-feira a aplicação das medidas decretadas pelo Governo para o período pascal - 9 a 13 de abril -, visando reduzir …

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …