Centeno admite aumento de impostos indiretos em 2017

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças garantiu esta manhã que não haverá aumento de impostos diretos em 2017. O mesmo não aconteceu quando se falou dos indiretos.

Mário Centeno admitiu esta quarta-feira, no Parlamento, que haverá a possibilidade do Governo contemplar uma subida dos impostos indiretos, escreve o Jornal de Negócios.

O ministro das Finanças falava com os deputados à margem do Orçamento do Estado para o próximo ano, garantindo, porém, que não haverá aumento dos impostos diretos.

“Vamos ter uma descida da carga fiscal em 2017”, assegurou o governante na Assembleia.

“As alterações fiscais a adotar no Orçamento do Estado para 2017 terão o mesmo padrão do Orçamento do Estado para 2016”, explicou Centeno.

Ou seja, “para reduzir o nível de impostos diretos terá de haver um balanceamento entre impostos diretos e impostos indiretos“, acrescentou.

No OE deste ano, o Governo conseguiu baixar os impostos sobre o rendimento das famílias, nomeadamente a sobretaxa de IRS, e ainda o IVA da restauração (de 23% para 13%).

No entanto, para isso acontecer, a carga fiscal aumentou em produtos como os combustíveis, o tabaco ou os veículos automóveis.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como se pode ver Não há milagres. Quando regataram o poder p/ eles (PS) iam fazer mundos e fundos, agora vê-se como habitualmente que não há dinheiro, conforme os outros que lá estavam tinham informado, esses pelo menos não enganaram nesse aspecto, quanto a estes é sempre la mesma coisa (M….) mente com tudo e todos. PORTUGUESES ATÉ QUNADO vão aguentar esta bodega ? Quando estivermos como a Venezuela? É que só pode. Está na hora de dizer BASTA e arrumar c/ esta gentalha.

  2. A história e a canção repete-se, eles comem tudo e não deixam nada, as moscas é que variam. Onde está aquele ou aqueles que veio de França e de outros países que levantaram a mão esquerda a anunciar que será feita justiça social a fundação de um deles com o seu nome quanto gasta por ano e quais são os benefício que este gasto traz para os Portugueses que trabalham a vida inteira para receber reformas de miséria. Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada, a não ser M. (Miséria)

  3. Segundo os dados fornecidos por um noticiário da TV às 20 horas ascendem a vários milhares de milhões o aumento das receitas já este ano com o aumento dos impostos “indiretos” e descaradamente os senhores governantes com a cumplicidade da extrema-esquerda que lhes dá suporte vêm para a comunicação social pretender fazer crer que os impostos “indiretos” são coisa suave que não afeta ninguém e já estão prontos para açambarcar mais uns milhares de milhões da mesma forma dando em contrapartida um ligeiro fôlego de algumas centenas de milhões nos diretos fazendo crer que estão a aliviar a bolsa ao contribuinte mas neste caso o alívio é carteira mais vazia.

RESPONDER

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …