Centeno deixa 773 milhões de euros cativos até fim de setembro

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Até ao final de setembro, o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha cativos 773 milhões de euros. A esta “almofada” financeira juntam-se mais 364 milhões inscritos na “reserva orçamental”. 

As cativações fixavam-se até ao final de setembro em 773,7 milhões de euros, o equivalente a 0,9% da despesa da Administração Central e Segurança Social, segundo a síntese de execução orçamental.

“Em setembro, uma vez apurados os cativos totais sobre o orçamento da despesa de 2018, cifraram-se em 773,7 milhões de euros”, lê-se na síntese divulgada nesta sexta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com o documento, no mês em causa, estavam ainda inscritos 364,9 milhões de euros na reserva orçamental “distribuída pelos Programas Orçamentais para fazer face a eventuais necessidades de cada programa”. O valor dos cativos em 2018 é inferior em 148 milhões de euros ao valor verificado em igual período do ano anterior.

“Tal como nos anos anteriores, estão isentas de cativações diversas dotações de despesa, bem como os orçamentos do Serviço Nacional de Saúde, Escolas e Instituições de Ensino Superior”, explicou a DGO.

Os cativos são “um instrumento de gestão orçamental” que visa assegurar a existência de dotações orçamentais “adequadas para satisfazer as despesas necessárias das entidades ao longo do ano e simultaneamente o cumprimento dos limites máximos de despesa autorizados anualmente pela Assembleia da República”.

A aplicação dos cativos “procura (…) controlar a dinâmica de crescimento da despesa e não a sua redução, o que é visível no crescimento de 2,1% da despesa até outubro das Administrações Públicas influenciada pelo fim do pagamento em duodécimos do subsídio de natal em 2018″, apontou a DGO.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da Rússia nas …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …