Centenas de pessoas estão desaparecidas no Laos após o colapso de uma barragem hidroelétrica em construção neste país no sudeste da Ásia, informou a agência de notícias oficial.
Os media oficiais noticiaram que a barragem hidroelétrica de Xepian-Xe Nam Noy, na província de Attapeu, desabou na segunda-feira, libertando grandes quantidades de água, varrendo casas e deixando mais de 6.600 pessoas desalojadas.
As autoridades estão a deslocar barcos para o distrito de San Sai, de forma a resgatar a população que vive nesta zona da província de Attapeu, e que ficou submersa, depois do colapso da barragem, avança a Reuters.
“O desastre ceifou várias vidas humanas e deixou centenas de pessoas desaparecidas“, aponta a agência de notícias de Laos, citada pela BBC.
A construção da barragem começo em 2013 e ainda não é claro o motivo que levou ao colapso da estrutura. A barragem foi construída por uma joint venture liderada por empresas sul-coreanas, com parceiros tailandeses e laosianos. Estava previsto que começasse a operar este ano, mas não ficou claro se já estava operacional.
Dezenas de barragens estão atualmente em construção no Laos, que exporta a maior parte da sua energia hidroelétrica para os países vizinhos, incluindo a Tailândia.
O primeiro-ministro Thongloun Sisoulith adiou as reuniões do Governo e foi para a área afetada no distrito de Sanamxay, juntamente com altos funcionários do governo para monitorizar as ações de socorro e resgate.
As autoridades locais recorreram a órgãos governamentais e a outras comunidades para ajudar a fornecer bens de emergência para as vítimas, como roupas, alimentos, água potável e remédios.