Centenas de pessoas desaparecidas após colapso de barragem no Laos

Abc Laos News / EPA

Centenas de pessoas estão desaparecidas no Laos após o colapso de uma barragem hidroelétrica em construção neste país no sudeste da Ásia, informou a agência de notícias oficial.

Os media oficiais noticiaram que a barragem hidroelétrica de Xepian-Xe Nam Noy, na província de Attapeu, desabou na segunda-feira, libertando grandes quantidades de água, varrendo casas e deixando mais de 6.600 pessoas desalojadas.

As autoridades estão a deslocar barcos para o distrito de San Sai, de forma a resgatar a população que vive nesta zona da província de Attapeu, e que ficou submersa, depois do colapso da barragem, avança a Reuters.

“O desastre ceifou várias vidas humanas e deixou centenas de pessoas desaparecidas“, aponta a agência de notícias de Laos, citada pela BBC.

ນ້ຳຖ້ວມ

24/7/2018 ປັັດຈຸບັນລະດັບນ້ຳຍັງເພີ່ມສູງຂື້ນໃກ້ຖ້ວມຫລັງຄາເຮືອນປະຊາຊົນທີ່ເມືອງສະໜາມໄຊ ແຂວງອັດຕະປື

Publicado por ABC Laos news ສຳນັກຂ່າວເອບີຊີລາວ em Terça-feira, 24 de Julho de 2018

A construção da barragem começo em 2013 e ainda não é claro o motivo que levou ao colapso da estrutura. A barragem foi construída por uma joint venture liderada por empresas sul-coreanas, com parceiros tailandeses e laosianos. Estava previsto que começasse a operar este ano, mas não ficou claro se já estava operacional.

Dezenas de barragens estão atualmente em construção no Laos, que exporta a maior parte da sua energia hidroelétrica para os países vizinhos, incluindo a Tailândia.

O primeiro-ministro Thongloun Sisoulith adiou as reuniões do Governo e foi para a área afetada no distrito de Sanamxay, juntamente com altos funcionários do governo para monitorizar as ações de socorro e resgate.

As autoridades locais recorreram a órgãos governamentais e a outras comunidades para ajudar a fornecer bens de emergência para as vítimas, como roupas, alimentos, água potável e remédios.

ZAP // Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …