Centenas de pessoas desaparecidas após colapso de barragem no Laos

Abc Laos News / EPA

Centenas de pessoas estão desaparecidas no Laos após o colapso de uma barragem hidroelétrica em construção neste país no sudeste da Ásia, informou a agência de notícias oficial.

Os media oficiais noticiaram que a barragem hidroelétrica de Xepian-Xe Nam Noy, na província de Attapeu, desabou na segunda-feira, libertando grandes quantidades de água, varrendo casas e deixando mais de 6.600 pessoas desalojadas.

As autoridades estão a deslocar barcos para o distrito de San Sai, de forma a resgatar a população que vive nesta zona da província de Attapeu, e que ficou submersa, depois do colapso da barragem, avança a Reuters.

“O desastre ceifou várias vidas humanas e deixou centenas de pessoas desaparecidas“, aponta a agência de notícias de Laos, citada pela BBC.

ນ້ຳຖ້ວມ

24/7/2018 ປັັດຈຸບັນລະດັບນ້ຳຍັງເພີ່ມສູງຂື້ນໃກ້ຖ້ວມຫລັງຄາເຮືອນປະຊາຊົນທີ່ເມືອງສະໜາມໄຊ ແຂວງອັດຕະປື

Publicado por ABC Laos news ສຳນັກຂ່າວເອບີຊີລາວ em Terça-feira, 24 de Julho de 2018

A construção da barragem começo em 2013 e ainda não é claro o motivo que levou ao colapso da estrutura. A barragem foi construída por uma joint venture liderada por empresas sul-coreanas, com parceiros tailandeses e laosianos. Estava previsto que começasse a operar este ano, mas não ficou claro se já estava operacional.

Dezenas de barragens estão atualmente em construção no Laos, que exporta a maior parte da sua energia hidroelétrica para os países vizinhos, incluindo a Tailândia.

O primeiro-ministro Thongloun Sisoulith adiou as reuniões do Governo e foi para a área afetada no distrito de Sanamxay, juntamente com altos funcionários do governo para monitorizar as ações de socorro e resgate.

As autoridades locais recorreram a órgãos governamentais e a outras comunidades para ajudar a fornecer bens de emergência para as vítimas, como roupas, alimentos, água potável e remédios.

ZAP // Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Liveblog Autárquicas. PS ganha em Beja, Chega é a terceira força

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …