Geólogos preveem destruição total do Japão por supervulcão

Uma equipa de geólogos encontrou, junto ao litoral japonês, um supervulcão com cerca de 34 km³ de magma. Em caso de erupção, o vulcão poderia matar 100 milhões de pessoas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, está a estudar a caldeira Kikai, uma cratera vulcânica cuja última erupção, que aconteceu há 7 mil anos, eliminou toda a civilização no sul do Japão.

No decurso da pesquisa, que foi publicada a semana passada na revista Scientific Reports, os investigadores descobriram que no interior do vulcão há uma cúpula com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros.

Além disso, depois de examinar a superfície do leito marítimo da local, os geólogos concluíram que o tamanho da cúpula está a aumentar.

(dr) Kobe University

No interior do Kikai há uma cúpula de magma com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros

Esta conjugação de factores poderá resultar num final fatal – uma poderosa erupção, que destruiria o Japão imediatamente e provocaria a seguir um tsunami capaz de alcançar a costa da China e todo o continente americano.

Segundo o autor principal do estudo, o geólogo Yoshiyuki Tatsumi, director do centro de pesquisa oceanográfica de Kobe, com a quantidade de magma que tem, a erupção da caldeira do Kikai lançaria para a atmosfera uma enorme quantidade de cinza, causando um “inverno vulcânicocapaz de afectar durante anos o clima da Terra.

“Apesar de a probabilidade de a gigantesca caldeira do Kikai entrar em erupção nos próximos 100 milhões de anos ser de apenas 1%, se tal acontecesse, no pior dos cenários estimamos que o número de mortes poderia ascender a 100 milhões”, explicou Tatsumi ao diário japonês The Mainichi.

Não deixa de ser preocupante que a quantidade de magma do Kikai esteja a aumentar, mas felizmente para todos nós, com uma probabilidade desta ordem de grandeza, mais depressa vemos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “mais depressa vemos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.”

    A sério? : )
    Probabilidade de o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano = 0% (dinossauros terópodes do tamanho de arranha céus não existem)
    Probabilidade de o Japão ser destruído por um supervulcão nos próximos 100 milhões de anos = 1% (supervulcões existem).

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …