Geólogos preveem destruição total do Japão por supervulcão

Uma equipa de geólogos encontrou, junto ao litoral japonês, um supervulcão com cerca de 34 km³ de magma. Em caso de erupção, o vulcão poderia matar 100 milhões de pessoas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, está a estudar a caldeira Kikai, uma cratera vulcânica cuja última erupção, que aconteceu há 7 mil anos, eliminou toda a civilização no sul do Japão.

No decurso da pesquisa, que foi publicada a semana passada na revista Scientific Reports, os investigadores descobriram que no interior do vulcão há uma cúpula com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros.

Além disso, depois de examinar a superfície do leito marítimo da local, os geólogos concluíram que o tamanho da cúpula está a aumentar.

(dr) Kobe University

No interior do Kikai há uma cúpula de magma com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros

Esta conjugação de factores poderá resultar num final fatal – uma poderosa erupção, que destruiria o Japão imediatamente e provocaria a seguir um tsunami capaz de alcançar a costa da China e todo o continente americano.

Segundo o autor principal do estudo, o geólogo Yoshiyuki Tatsumi, director do centro de pesquisa oceanográfica de Kobe, com a quantidade de magma que tem, a erupção da caldeira do Kikai lançaria para a atmosfera uma enorme quantidade de cinza, causando um “inverno vulcânicocapaz de afectar durante anos o clima da Terra.

“Apesar de a probabilidade de a gigantesca caldeira do Kikai entrar em erupção nos próximos 100 milhões de anos ser de apenas 1%, se tal acontecesse, no pior dos cenários estimamos que o número de mortes poderia ascender a 100 milhões”, explicou Tatsumi ao diário japonês The Mainichi.

Não deixa de ser preocupante que a quantidade de magma do Kikai esteja a aumentar, mas felizmente para todos nós, com uma probabilidade desta ordem de grandeza, mais depressa vemos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “mais depressa vemos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.”

    A sério? : )
    Probabilidade de o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano = 0% (dinossauros terópodes do tamanho de arranha céus não existem)
    Probabilidade de o Japão ser destruído por um supervulcão nos próximos 100 milhões de anos = 1% (supervulcões existem).

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …