Cemitério com “silhuetas de areia” fantasmagóricas pode pertencer a antigo reino

Suffolk County Council

Construtores civis em Suffolk, Inglaterra, encontraram 200 sepulturas do século VII, que se acredita terem pertencido a um cemitério do reino anglo-saxão da Ânglia Oriental.

A BBC escreve que muitos dos esqueletos ficaram reduzidos a manchas cinza ou “silhuetas de areia”, já que foram corroídos pelo solo ácido.

“Devido ao solo altamente ácido, a maioria dos esqueletos desapareceu e, felizmente, ficaram preservados como formas e sombras frágeis na areia”, disse Andrew Peachey, da Archaeological Solutions Ltd., que realizou as escavações. As manchas formam uma silhueta à volta daquilo que era o esqueleto destes homens, mulheres e crianças.

Os especialistas acreditam que os restos mortais pertencem a residentes de uma pequena comunidade agrícola desaparecida na área.

Estas “silhuetas de areia” revelaram vestígios dos caixões de madeira em que alguns dos indivíduos foram enterrados. Das quase 200 sepulturas, acredita-se que apenas 17 pessoas tenham sido cremadas.

De acordo com o All That’s Interesting, a equipa de escavação também descobriu vários objetos dentro do cemitério. Contas de âmbar e vidro, moedas de prata, broches de liga de cobre e pequenas facas de ferro foram alguns dos itens encontrados no local. Dentro das sepulturas, por sua vez, foram descobertas espadas, pontas de flechas, um escudo e objetos de cerâmica.

Este cemitério encontrado agora fica apenas a cerca de 65 quilómetros de Sutton Hoo, um famoso cemitério real anglo-saxão. Os arqueólogos acreditam que este tenha sido o local em que o rei Redualdo da Ânglia Oriental foi enterrado.

Como os indivíduos responsáveis por Sutton Hoo, a comunidade por detrás do cemitério em Suffolk pode ter laços com o reino da Ânglia Oriental, segundo o comunicado divulgado pelos especialistas.

“Muitos dos artefactos eram tão frágeis que tiveram de ser erguidos em blocos para microescavação nos laboratórios do Norfolk Museum Service para análise e conservação”, explicou Peachey. Felizmente, os investigadores conseguiram escavar totalmente a área sem causar nenhuns danos sérios.

Ainda não é dado como certo que este cemitério pertença ao reino da Ânglia Oriental, mas futura investigação vai oferecer uma resposta a essa dúvida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …