Descoberto “cemitério” de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um “cemitério” com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país.

De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, em outubro de 2019, quando começou a construção do novo Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, nos arredores da capital mexicana.

Os investigadores encontraram ossos de mamute — de espécimes masculinos, femininos e jovens — em três locais nas proximidades do aeroporto, disse Pedro Francisco Sánchez Nava, coordenador nacional de arqueologia do INAH.

Os ossos encontrados pertenciam a mamutes colombianos — Mammuthus columbi, uma espécie que viveu por toda a América do Norte durante o Pleistoceno (que começou há 2,6 milhões de anos e durou até há 11,7 mil anos).

Segundo Nava, durante a Idade do Gelo, quando estes animais ainda existiam, esta zona estava próxima do lago Xaltocan, logo, é possível que tenham ficado presos na lama e que alguns caçadores se tenham aproveitado disso, atacando-os.

Para além desta descoberta, também foram encontradas 15 sepulturas, cujos restos mortais provavelmente pertenciam a agricultores, uma vez que foram enterrados com objetos que apontam para esse estilo de vida (por exemplo, panelas, tigelas e estatuetas de barro). Estes objetos sugerem que estes indivíduos terão vivido durante o chamado período Epiclássico (750-950 D.C.).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo do INSA aponta para redução de anticorpos três meses após infeção

A segunda fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) covid-19 alerta para a redução de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 três meses após a infeção e defende a vacinação em pessoas anteriormente infetadas, segundo o relatório …

Pedido de insolvência pode levar a rutura operacional da empresa, diz Groundforce

A Groundforce considerou esta terça-feira que o pedido de insolvência apresentado pela TAP deixa a empresa em "total estrangulamento" e pode conduzir à sua rutura operacional, deitando por terra os esforços que têm sido feitos …

PJ faz buscas na Câmara de Torres Vedras para investigar contratos públicos

A Polícia Judiciária (PJ) está a efetuar, esta terça-feira, buscas na Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, no âmbito de três processos de contratação pública, confirmou à agência Lusa fonte oficial do município. A …

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …