“Cemitério” de mamutes da Idade do Gelo descoberto no Reino Unido (e há um documentário a caminho)

(dr) DigVentures

Uma equipa de arqueólogos encontrou um “cemitério” de mamutes, que morreram durante a última Idade do Gelo, numa pedreira em Swindon, uma cidade no sudoeste de Inglaterra.

Um sítio arqueológico do final da última Idade do Gelo foi recentemente descoberto numa pedreira em Swindon, no sudoeste de Inglaterra.

Os investigadores encontraram as ossadas de cinco mamutes – uma cria, dois jovens e dois adultos –, e ferramentas de pedra trabalhadas por Neandertais, como um machado e pequenas ferramentas de pedra conhecidas como raspadores, utilizadas para limpar peles de cadáveres de animais.

“Encontrar ossos de mamute é sempre extraordinário, mas encontrar ossos tão velhos, bem conservados e muito perto de ferramentas de pedra de Neandertais é excecional”, comentou Lisa Westcott Wilkins, a co-fundadora da DigVentures, em comunicado.

Outro detalhe curioso é o facto de os mamutes encontrados serem mais pequenos do que seria de esperar pelas suas idades. Isto sugere que a espécie terá encolhido durante o período especialmente frio da Idade do Gelo como resultado das mudanças climáticas.

O objetivo futuro da equipa é descobrir por que morreram tantos mamutes num só local e se os Neandertais caçaram os animais, uma vez que algumas provas pré-históricas apontam nesse sentido.

Segundo o Live Science, as descobertas do “cemitério” de mamutes são descritas no novo documentário da BBC, Attenborough and the Mammoth Graveyard, com David Attenborough e Ben Garrod, um biólogo evolucionário da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

A produção será transmitida no final de dezembro na BBC One.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.