Células impressas em 3D poderão tratar lesões na medula

University of Minnesota

Um dispositivo inovador feito através de uma impressora 3D pode vir a ajudar a tratar pacientes com lesões na medula espinhal a recuperar algumas das funções motoras.

De acordo com o estudo, publicado esta Advanced Functional Materials, este dispositivo é uma espécie de guia impresso em 3D, feito em silicone, que serve como plataforma para células vivas especializadas que são colocadas no dispositivo através da impressão 3D.

O grande objetivo da criação passa por implantar cirurgicamente o dispositivo na área lesada da medula espinhal, onde servirá como uma espécie de ponte entre as células nervosas vivas e a área lesionada.

Este implante não só ajudaria a aliviar a dor dos pacientes, como também pode refazer as ligações neuronais suficientes para que o doente recupere algumas funções, como o controle dos músculos, do intestino e da bexiga.

“O fato de termos sido capazes de manter cerca de 75% das células vivas durante o processo de impressão 3D e transformá-las em neurónios saudáveis é bastante surpreendente”, explica o professor McAlpine da Universidade de Minnesota, nos EUA.

“Esta é a primeira vez que se consegue imprimir diretamente células estaminais neuronais derivadas de células humanas adultas num guia impresso em 3D, fazendo com que as células se diferenciem em células nervosas ativas no laboratório”, acrescentou.

“Este é um primeiro passo muito entusiasmante rumo ao desenvolvimento de um tratamento para ajudar as pessoas com lesões na medula espinha”, explicou Ann Parr, que também participou no estudo, acrescentando que “atualmente, não existe nenhum tratamento realmente bom e preciso direcionado para pessoas com lesões na medula espinhal de longo prazo”, rematou.

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …

"Futebol precisa de dar e sofrer porque pode." Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, …