Células estaminais tiveram resultados espantosos na reversão do envelhecimento

Eckhard Völcker / Flickr

Novo método com células estaminais mostrou-se eficaz na reversão do envelhecimento

De acordo com dois estudos publicados esta semana no The Journals of Gerontology, um ensaio clínico provou que os pacientes idosos são capazes de percorrer longas distâncias e respirar mais facilmente depois de terem recebido uma única infusão de células estaminais de dadores jovens.

Cientistas do Instituto Interdisciplinar de Células Estaminais da Universidade de Miami pensam ter descoberto o início do que pode vir a ser o primeiro tratamento terapêutico para a fragilidade, uma condição causada pelo envelhecimento.

Ambos os estudos analisaram o papel que a célula mesenquimal pode ter na reversão do envelhecimento. A quantidade deste tipo de célula estaminal, presente no indivíduo adulto, vai diminuindo consideravelmente à medida que vamos envelhecendo.

Segundo o Futurism, ensaios clínicos baseados no transplante deste tipo de células tiveram “resultados espantosos” na reversão do envelhecimento.

“Todo o ser humano no planeta está a envelhecer” afirma Joshua Hare, diretor e fundador do Instituto Interdisciplinar de Células Estaminais da Universidade de Miami. “No entanto, há pessoas que estão a envelhecer bem e outras mal, e temos que descobrir porque é que algumas pessoas de 80 anos vivem num lar e outras jogam ténis todas as semanas”.

Para o explicar, Hare esclarece que há uma diferença biológica que faz com que algumas pessoas se tornem frágeis quando envelhecem, enquanto outras mantêm a mobilidade e a energia. O investigador acredita que esta diferença biológica tem a ver com uma inflamação crónica no corpo que causa a deterioração das células e tecido muscular.

A primeira fase envolveu 15 pessoas, com idade média de 76 anos. Cada um dos pacientes recebeu infusões de células mesenquimais recolhidas da medula óssea de dadores com idades entre os 20 e os 45 anos.

Seis meses mais tarde, os pacientes tinham melhorado a sua qualidade de vida e condição física. Esta primeira fase permitiu também provar que as infusões de células estaminais são seguras para os pacientes.

Já a segunda fase, que incluiu 30 pessoas, provou que aqueles que receberam um único tratamento com infusão de células estaminais apresentaram melhorias na função pulmonar e capacidade de andar a distâncias maiores do que o grupo que recebeu o placebo.

“A melhoria foi sustentada ao longo do tempo”, disse Joshua Hare. Para além do sucesso nas duas primeiras fases, os cientistas constataram também que este método é eficaz, tendo causado sensação na comunidade científica.

Num editorial publicado no The Journals of Gerontology, o investigador e professor da Universidade de Sydney David G. Le Couter defende que apesar de serem estudos de  fase inicial, os resultados não deixam de ser “impressionantes”, abrindo assim de forma clara o “caminho para grandes ensaios clínicos“.

Estes dois estudos lançaram as bases para uma terceira fase de investigação, que irá contar com cerca de 120 pessoas, e que terá investimento da Longeveron, empresa de Miami especialista em terapia com células estaminais. A empresa deve produzir e distribuir as células em causa, caso a Food and Drug Administration aprove o tratamento.

Precisamos do apoio de uma entidade comercial“, diz Joshua Hare. “É muito difícil para uma universidade assumir este nível de responsabilidade”.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Células estaminais em humanos …
    Mas a fotografia é de um corte transversal de um caule de uma planta. Aquele tecido é vegetal.

  2. Esperemos que os cientistas, com a sua limitada visão da realidade, parem de brincar aos deuses e se deixem de “imortalidades”. Se há vidas que vale a pena prolongar por serem boas, há outras que mais valia nunca terem existido… A morte é a grande libertadora. Sem isso, a alma seria incapaz de evoluir, encerrada que ficaria para sempre na mesma prisão de carne. Os suicídios seriam inúmeros. Viver para sempre também cansa…

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …