Cientistas criaram células artificiais capazes de “sentir” e responder a mudanças químicas

Células artificiais que detetam iões de cálcio e respondem com fluorescência

Uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres, no Reino Unido, criou células artificiais que detetam e respondem a sinais químicos externos através da ativação de uma via artificial de sinalização.

As células são capazes de responder a mudanças químicas: a resposta baseia-se na criação de certas proteínas, no aumento da produção de energia ou até na autodestruição.

Os produtos químicos também são usados pelas células biológicas para se comunicarem umas com as outras e coordenarem uma resposta ou enviar um sinal, como um impulso de dor, por exemplo. Nas células naturais, estas respostas podem ser muito complexas e envolver várias etapas.

Mas James Hindley partiu do princípio de que estes sistemas podem ser desenvolvidos para uso em biotecnologia. “Poderíamos imaginar a criação de células artificiais capazes de detetar marcadores de cancro e sintetizar uma determinada droga para dentro do corpo, ou células artificiais capazes de detetar metais pesados perigosos para o meio ambiente e libertar esponjas seletivas para as limpar”, disse, citado pelo Sci-News.

E da imaginação partiu para a realidade. As células artificiais criadas por Hindley e pela sua equipa possuem células menores (“vesículas”) no interior. A borda da célula é formada por uma membrana que contém poros, que permitem a entrada de iões de cálcio. Dentro da célula, os iões ativam enzimas que fazem com que as vesículas libertem partículas fluorescentes.

Quando ativada pelo cálcio, uma enzima altera a membrana de uma vesícula, fazendo com que ela liberte partículas fluorescentes através do canal de proteína.

O sistema criado pela equipa de cientistas, que usa células artificias e elementos de diferentes sistemas naturais, é mais simples porque não precisa levar em conta muitas das coisas que as células precisam de usar em sistemas naturais – como subprodutos que são tóxicos para a célula.

Dentro do sistema, os poros da membrana e as enzimas ativadas pelo cálcio são de sistemas biológicos existentes: a enzima é retirada do veneno da abelha, por exemplo. A verdadeira mais-valia de usar células artificiais para criar respostas químicas é o facto de elas poderem misturar mais facilmente elementos encontrados na natureza.

“O aspeto plug-and-play do nosso sistema significa que os cientistas podem recolher elementos da natureza para criar novos caminhos químicos projetados com objetivos específicos em mente”, disse o professor Oscar Ces, autor do estudo, recentemente publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Além disso, este sistema é “fácil de configurar” e pode ser usado para testar rapidamente qualquer combinação nova de elementos que os cientistas queiram explorar e desenvolver.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …