Celtas da Idade do Ferro tentaram embalsamar cabeças decapitadas do inimigo

Uma equipa de arqueólogos encontrou evidências de que os celtas da Idade do Ferro tentaram embalsamar as cabeças decapitadas dos seus inimigos. 

Segundo relata uma nova investigação, publicada esta semana na revista especializada  Journal of Archaeological Science, os especialistas chegaram a esta conclusão ao estudar fragmentos de crânios encontrados na cidade de Le Cailar, no sul da França.

Os especialistas estudaram mais de 100 fragmentos de crânios datados do século III a.C, época em que o local em causa era um assentamento celta. De acordo com a publicação, acredita-se que os restos mortais analisados pertenciam a inimigos mortos em combate, cujas cabeças foram, provavelmente, decapitadas mais tarde.

Muitos dos crânios analisados têm cortes que, segundo adiantam os cientistas, sugerem que as cabeças foram decapitadas. Outras marcas há que apontam que alguns dos cérebros e línguas dos guerreiros inimigos foram também removidos.

Uma análise levada a cabo nos mesmos fragmentos ósseos identificou evidências de colesterol e ácidos gordos, bem como pequenas quantidades de um composto químico que é produzido quando as resinas de coníferas são partidas, fenómeno que ocorre por norma quando se dá um aquecimento. As substâncias reforçam a ideia de que os celtas usaram, ou pelo menos tentaram, técnicas de embalsamento. Crânios de animais escavados na mesma região não mostravam evidências destas resinas.

Os cientistas sustentam que os crânios humanos foram imersos num líquido à base de resina, utilizado como forma de embalsamento. Contudo, os arqueólogos não conseguem precisar por que motivo os celtas da Idade do Ferro tentaram fazê-lo, mas supõem que se tratou de uma forma de demonstrar respeito por importantes guerreiros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …