Celtas da Idade do Ferro tentaram embalsamar cabeças decapitadas do inimigo

Uma equipa de arqueólogos encontrou evidências de que os celtas da Idade do Ferro tentaram embalsamar as cabeças decapitadas dos seus inimigos. 

Segundo relata uma nova investigação, publicada esta semana na revista especializada  Journal of Archaeological Science, os especialistas chegaram a esta conclusão ao estudar fragmentos de crânios encontrados na cidade de Le Cailar, no sul da França.

Os especialistas estudaram mais de 100 fragmentos de crânios datados do século III a.C, época em que o local em causa era um assentamento celta. De acordo com a publicação, acredita-se que os restos mortais analisados pertenciam a inimigos mortos em combate, cujas cabeças foram, provavelmente, decapitadas mais tarde.

Muitos dos crânios analisados têm cortes que, segundo adiantam os cientistas, sugerem que as cabeças foram decapitadas. Outras marcas há que apontam que alguns dos cérebros e línguas dos guerreiros inimigos foram também removidos.

Uma análise levada a cabo nos mesmos fragmentos ósseos identificou evidências de colesterol e ácidos gordos, bem como pequenas quantidades de um composto químico que é produzido quando as resinas de coníferas são partidas, fenómeno que ocorre por norma quando se dá um aquecimento. As substâncias reforçam a ideia de que os celtas usaram, ou pelo menos tentaram, técnicas de embalsamento. Crânios de animais escavados na mesma região não mostravam evidências destas resinas.

Os cientistas sustentam que os crânios humanos foram imersos num líquido à base de resina, utilizado como forma de embalsamento. Contudo, os arqueólogos não conseguem precisar por que motivo os celtas da Idade do Ferro tentaram fazê-lo, mas supõem que se tratou de uma forma de demonstrar respeito por importantes guerreiros.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …

Adeus esferovite, olá cogumelos. No futuro, as casas podem ser isoladas com painéis destes fungos

Uma startup britânica quer combater o desperdício na indústria da construção civil ao criar painéis de isolamento a partir de cogumelos. Cada vez que um edifício é construído ou demolido, o lixo e entulho gerados acabam …

"Abel, o que fizeste é uma coisa muito perigosa"

Aviso de uma jornalista, após palavras do treinador português sobre jornalistas no Brasil. Palmeiras está na pior série dos últimos anos. Dia 18 de Setembro: o Palmeiras foi ao terreno da Chapecoense ganhar por 2-0, na …

Príncipe William diz que as "grandes mentes" se devem concentrar em salvar a Terra (e não nas viagens espaciais)

O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais …

Retalhistas alertam para "cocktail explosivo" que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia. A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o …

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas. Ao mesmo tempo em que António Costa esteve …

Foi vacinado com AstraZeneca ou Johnson? Dose de reforço vai ser da Pfizer

A vacinação de reforço já está em curso desde dia 11 de outubro, segunda-feira, junto dos residentes e utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, como lares, e das pessoas com mais de 65 anos …

Governo proíbe menores de 16 anos de assistirem a tourada

Os menores de 16 anos vão deixar de poder assistir a touradas, decidiu o Governo, nesta quinta-feira. A decisão de aumentar a idade mínima para 16 tem origem num "relatório do Comité dos Direitos da …

Mais 777 novos casos de covid-19 e seis mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou na quarta-feira seis mortes devido à covid-19 e 777 novas infeções, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta quinta-feira. Segundo o boletim epidemiológico, há em Portugal 321 pessoas internadas, …

OE2022. Marcelo Rebelo de Sousa refere que "empatar tempo é perder o jogo"

O Presidente da República apelou esta quinta-feira a um “esforço de concertação” entre os decisores políticos, considerando que “não se trata de ceder nos princípios”, mas em aproveitar a oportunidade que o país tem para …