Cefalópodes podem ser 30 milhões de anos mais antigos do que se pensava

Gregor Austermann / Communications Biology

Os fósseis encontrados na Península de Avalon, no Canadá

Um novo estudo sugere que os cefalópodes – a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos – podem ter existido na Terra 30 milhões de anos antes do que se pensava.

De acordo com o site Science Alert, a chave desta nova investigação foi a descoberta de vários fósseis em forma de cone, com 522 milhões de anos, na Península de Avalon, no Canadá. Os fósseis apresentam determinadas características que mostram que podem ser classificados como cefalópodes.

“Se realmente forem cefalópodes, teríamos de retroceder a origem desta classe de animais para o início do período Cambriano”, explica a geocientista Anne Hildenbrand, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e uma das autoras do estudo publicado, a 23 de março, na revista científica Communications Biology.

“Isto significaria que os cefalópodes surgiram bem no início da evolução dos organismos multicelulares, durante a Explosão Cambriana”, acrescenta a investigadora.

Até agora, pensava-se que os primeiros cefalópodes alguma vez conhecidos pertenciam à espécie Plectronoceras cambria: minúsculos moluscos com conchas em forma de cone que viveram no final do período Cambriano, há cerca de 490 milhões de anos.

Embora o que se sabe da anatomia do P. cambria se baseie em fósseis incompletos, os novos fósseis descobertos são semelhantes o suficiente para sugerir uma conexão entre as duas espécies. Mas, ao mesmo tempo, são diferentes o suficiente para apoiar a hipótese de que milhões de anos de evolução podem separá-los.

Por exemplo, uma das características que os cientistas identificaram em várias conchas calcárias da Península de Avalon é a evidência de um sifúnculo, isto é, um tubo de tecido que ajuda, por exemplo, a esvaziar a água da concha e a controlar os níveis de azoto, oxigénio e dióxido de carbono.

No entanto, os sinais do sifúnculo não estão presentes em todos os fósseis recentemente encontrados e a sua posição é ligeiramente diferente de onde seria esperado. Foi depois de uma análise completa dessas semelhanças e diferenças que os investigadores se aperceberam que podem estar na presença de uma forma mais antiga de cefalópodes.

“A presença de um sifúnculo, de septos e de um anel de conexão são comummente considerados como características-chave para a distinção dos primeiros fósseis cefalópodes de outros organismos”, escreveram os autores do estudo no artigo científico.

“No entanto, alguns autores também atribuíram fósseis com concha sem essas características como cefalópodes”, acrescentam.

Os investigadores esperam, agora, que mais estudos e outras descobertas os possam ajudar a verificar as suas conclusões.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …