Ainda é cedo para estarmos otimistas com a desnuclearização da Coreia do Norte

koreanet / Flickr

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in

O Presidente sul-coreano declarou ser ainda “demasiado cedo para estar otimista” quanto à proposta da Coreia do Norte para discutir a sua desnuclearização com os Estados Unidos.

“Ainda só estamos na linha de partida”, disse Moon Jae-in a responsáveis políticos, depois de o seu enviado a Pyongyang ter revelado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se mostrou disposto a abordar a questão há muito tempo tabu do arsenal nuclear do seu país.

O chefe de Estado sul-coreano desmentiu as acusações segundo as quais teriam sido oferecidas contrapartidas secretas à Coreia do Norte para a convencer a sentar-se à mesa das negociações.

Não houve acordo secreto de qualquer tipo com o Norte. Não haverá presentes para o Norte”, afirmou ainda Moon, segundo um porta-voz do pequeno partido da oposição Bareunmirae.

Moon Jae-in insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os EUA: “Penso que as conversações sobre a desnuclearização só serão exequíveis quando a Coreia do Sul e os Estados Unidos tiverem posições comuns” sobre essa matéria.

“As conversações intercoreanas não serão suficientes para alcançar a paz”, observou ainda.

Naquela que foi considerada uma visita histórica, a primeira deste tipo em dez anos, ficou também agendada uma cimeira para finais de abril entre os dois líderes vizinhos, na fronteira entre os dois países.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.

Estas declarações ainda não foram oficialmente confirmadas pela Coreia do Norte mas, caso venham a ser, será a primeira vez que o país expressa vontade de proceder à desnuclearização em troca de garantias de segurança por parte dos EUA, durante a liderança de Kim Jong-un.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.