CDS junta pesos-pesados na reunião magna. Ida de Paulo Portas em cima da mesa

1

Estela Silva / Lusa

Manuel Monteiro vai estar presente na reunião magna do CDS, este fim de semana. A presença de Paulo Portas também está em cima da mesa.

Paulo Portas inscreveu-se para poder participar no congresso do CDS-PP. A presença do antigo líder democrata-cristão na reunião magna, que decorre este fim de semana, em Guimarães, ainda não é certa.

Enquanto isso, Manuel Monteiro, outro antigo líder do CDS, já confirmou a sua presença na reunião magna e até vai fazer uma intervenção, escreve o Público.

Depois de hecatombe das últimas eleições, em que se viu o partido sair da Assembleia da República, o CDS tenta reerguer-se. Juntar dois dos maiores pesos-pesados da história recente do partido seria uma excelente forma de começar.

Desde que saiu da liderança do CDS em 2015, Paulo Portas ainda não compareceu em nenhum congresso. Ainda que a presença do antigo ministro não seja certa, as probabilidades da sua ida são maiores do que nunca.

Segundo o Público, a escolha do próximo líder será feita entre os apoiantes da ala ‘portista’ e a fação mais conservadora e afeta à atual liderança. Nuno Melo, Nuno Correia da Silva, Miguel Mattos Chaves e Bruno Filipe Costa são os nomes em cima da mesa.

Em 2003, Monteiro abandonou o CDS em rutura com a liderança e orientação política do então líder Paulo Portas. A sua refiliação fez-se em maio de 2020, com Francisco Rodrigues dos Santos, e foi recebida com alguma resistência por parte da ala ‘portista’.

Por sua vez, José Ribeiro e Castro vai estar ausente do conclave em Guimarães, devido a “compromissos oficiais”.

Nuno Melo é visto como o rosto mais mediático entre os candidatos já conhecidos, mas internamente há dúvidas de que vença facilmente a eleição. O surgimento de um candidato surpresa até ao congresso ou até mesmo durante a reunião magna poderá ser decisivo para as chances do eurodeputado.

ZAP //

1 Comment

  1. Seria lindo o Paulinho da feiras voltar ao CDS… o “anjinho” que dizia que nunca seria politico que porque só vão para a politica os medíocres e apenas para arranjar tachos!…
    Depois disso esteve 20 anos à frente do CDS e saiu de lá diretamente para MotaEngil…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.