CDS-PP quer eliminar aumento de impostos no alojamento local para compensar “enormes quebras”

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia

O CDS-PP quer eliminar o aumento de impostos no alojamento local, para compensar as “enormes quebras na atividade”. Considerando que o turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia, sugerem que sejam eliminados os aumentos previstos para o IRC e IRS.

O partido que é liderado por Francisco Rodrigues dos Santos considera que o alojamento local “foi e continua a ser fundamental” para a reabilitação do património imobiliário, a criação de emprego e apoiar o desenvolvimento das populações locais. Defende ainda que o setor tem contribuído, ”através do efeito multiplicador”, para o desenvolvimento de outras atividades locais, como é o caso da restauração.

Segundo o Jornal Económico, num projeto de lei entregue na Assembleia da República, o CDS indica que, antes da pandemia, o alojamento local representava “mais de 1/3 de todas as dormidas turísticas a nível nacional”. Relembra assim que com a covid-19 e as restrições de circulação, o setor registou “enormes quebras na atividade”.

Assim, o grupo parlamentar liderado por Telmo Correia frisa que é preciso revogar o regime tributário para o alojamento local que entrou em vigor em 2020, com a aprovação do Orçamento do Estado para este ano (OE2020).

O regime prevê que os rendimentos da exploração de estabelecimentos de alojamento local localizados em áreas de contenção sejam tributados pelo coeficiente de 0,50 no IRS. No que toca ao IRC, está previsto também que o coeficiente aplicado aos rendimentos da exploração de estabelecimentos de alojamento local seja de 0,50.

Desta forma, a proposta dos democratas-cristãos visa “extinguir a distinção relativa às áreas de contenção, passando a vigorar a redação anterior de 0,35 quer no Código de IRS, quer no Código de IRC”.

“A alteração que agora se propõe constitui uma ajuda na recuperação de rendimentos das famílias e da atividade económica”, defende.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …

Jantar-comício e bairro da Jamaica levam Ventura duas vezes a tribunal

O presidente e deputado único do Chega irá duas vezes a tribunal nos próximos tempos e deverá ter mais dois processos na calha, mas ainda não foi notificado. Esta terça-feira, o jornal Público já tinha avançado …

Líder da JSD vai ser candidato em Oeiras. Rio promete tirar consequências do resultado nas autárquicas

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Oeiras vai ser o líder da JSD, Alexandre Poço, anunciou esta quarta-feira Rui Rio, que justificou a decisão por entender que os sociais-democratas tinham de apresentar lista …

Jesus denuncia "clima de impunidade no futebol português"

O treinador do Benfica considerou, esta quarta-feira, que existe "um clima de impunidade no futebol português", mas mostrou-se satisfeito por Sérgio Conceição poder estar no banco do FC Porto no clássico. Na conferência de imprensa de …

Novo teste à covid-19 pode analisar mais de 1.000 amostras de uma vez

Um novo teste de anticorpos à covid-19 pode analisar mais de mil amostras de uma só vez. Além disso, requer pouco sangue, é prático e é barato. Desde o início da pandemia que se houve epidemiologistas …

“Atitude irresponsável e desestabilizadora”. G7 critica Rússia (e pede que China respeite direitos humanos)

As potências do G7 manifestaram-se esta quarta-feira “muito preocupadas” pela “atitude irresponsável e desestabilizadora” da Rússia, em particular na Ucrânia, e apelaram à China a respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais em Xinjiang e …

Guarda-redes do Benfica frustrado... por não marcar um livre (e cinco bolas nos ferros)

Minutos finais alucinantes na meia-final da Taça Revelação. Benfica conseguiu empatar aos 97 minutos mas o Sporting de Braga levou a melhor nas grandes penalidades. O Sporting de Braga vai estar na final da Taça Revelação, …

Rio usa escutas da Casa Pia para acusar Costa de interferir na Justiça

Numa entrevista à RTP3, o líder do PSD recordou escutas da Casa Pia e sugeriu que Costa não o pode acusar de tentar interferir na Justiça dado o "historial" que tem.  Ao ser questionado sobre as …

Comunistas desvalorizam as Grandes Opções porque condicionam OE2022

O diploma do Governo sobre as Grandes Opções 2021-2025 baixou sem votação à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) a pedido do PS, porque estava condenado ao chumbo. O PCP avisou que iria votar contra e …