CCB vai lançar concurso para construir um hotel de cinco estrelas

keoshi / Flickr

-

O presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, anunciou o lançamento do concurso para a construção de um hotel de cinco estrelas e espaços comerciais, projetos adiados há anos mas que vão avançar este ano.

Numa entrevista divulgada hoje no Público e na Renascença, Elísio Summavielle, que assumiu o cargo de presidente da instituição há quase um ano, prometeu fazer tudo “para que sejam construídos os módulos 04 e 05 do Centro Cultural de Belém, a ocupar por um hotel, e outras áreas comerciais”.

De acordo com o responsável, o concurso vai ser lançado este ano e a obra deverá arrancar em 2018.

Summavielle destacou também que as “contas finais do CCB de 2016 são bastante melhores do que as de 2015”, salientando que, “neste momento, a instituição não tem passivo”.

“A sustentabilidade da casa só pode ser assegurada por uma iniciativa que me parece fundamental e que eu vou seguir durante este ano: o lançamento do concurso para a construção dos módulos 04 e 05 do CCB. Há muitos anos que se fala disso, mas até hoje, por razões diversas, nunca avançou. É essa a minha prioridade do ponto de vista da economia da fundação, independentemente de uma melhoria progressiva da diversidade e da qualidade da oferta cultural”, adiantou.

O presidente disse que a “conjuntura está francamente favorável à construção de hotel de prestígio, de cinco estrelas, com cerca de 160 quartos”.

“Existem vários estudos prévios. Isso será depois afinado com o ‘atelier’ do autor do projeto, Gregotti-Salgado [Vittorino Gregotti e Manuel Salgado, que fizeram o CCB] “, disse.

Questionado sobre se vai arranjar dinheiro, nomeadamente investimento privado, Summavielle salientou que isso será definido nos termos do concurso.

“Estou já a negociar com a câmara [de Lisboa] e a envolver a Associação de Turismo de Lisboa neste processo. Muito em breve terei reuniões com as Finanças no sentido de saber qual é a fórmula adequada para o concurso, mas tudo me leva a crer que o investidor investirá na construção. Será, portanto, um contrato de concessão, construção e exploração”, revelou.

O presidente do CCB referiu que ainda não há “interessados diretamente”, mas adiantou que “já houve pelo menos um ou dois privados que sondaram”.

No que diz respeito à expropriação dos terrenos, Summavielle disse que está totalmente resolvida.

“As cadernetas prediais já estão na nossa posse e, de facto, os terrenos pertencem à Fundação CCB. Há essa condição para lançar agora o concurso e fazer o caderno de encargos. É um trabalho complexo, exigente. Não gosto de prometer, mas gostava que em 2018 fosse lançada a primeira pedra”, sublinhou.

Na entrevista, Elísio Summavielle disse também que numa casa como o CCB, “a autonomia é necessária a uma boa performance: É desejável que aconteça e quanto mais rápido melhor”.

Quanto ao plano para o eixo Belém-Ajuda, Summavielle, que nunca concordou com a estratégia, afirmou que vai aproveitar algumas coisas do projeto.

“A soma das receitas dos equipamentos [do eixo] dá para criar uma empresa lucrativa. Mas não é essa a intenção. Há no entanto que fazer algum trabalho de coordenação com as restantes instituições, mas no que diz respeito à programação, à divulgação, à sinalética”, declarou.

O abandono do anterior projeto para o eixo Belém-Ajuda, centrado no CCB, levou à demissão do ex-presidente da instituição António Lamas, e à sua substituição pelo antigo diretor-geral do Património Cultural e ex-secretário de Estado da Cultura Elísio Summavielle, durante a gestão de João Soares como ministro da Cultura.

Em causa, na discordância entre o Governo e a direção de Lamas no CCB, estava o “não envolvimento no projeto da Câmara Municipal de Lisboa”, apontada pelo executivo como “um parceiro privilegiado em qualquer modelo de gestão”, como se lia no comunicado do Conselho de Ministros, que extinguiu a missão.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.