Encontradas cavernas secretas e campo de batalha perdido de Casimiro, o Grande

Reprodukcja własna / Wikimedia

“Casimiro, o Grande, concede um privilégio aos camponeses” (1834), pintado por Rafał Hadziewicz

Uma equipa de arqueólogos encontrou cavernas secretas e um campo de batalha associado a Casimiro, o Grande, o rei responsável pelo assentamento da comunidade judaica na Polónia.

O nome de Casimiro, o Grande, pode não dizer grande coisa aos mais leigos, mas é uma das figuras mais importantes da história polaca e desempenhou um papel crucial na Europa Oriental da era medieval. Agora, uma equipa de investigadores encontrou cavernas escondidas e um campo de batalha associado ao rei do século XIV.

Casimiro, o Grande foi responsável por reerguer o reino polaco e formar um exército que era um dos mais temidos em todo o Velho Continente. Foi Casimiro que formou as bases da futura comunidade polaca-lituana, que era a potência dominante da Europa Oriental no período medieval tardio.

Este rei foi também responsável pela criação da comunidade judaica na Polónia, já que encorajou os judeus a assentarem-se no seu território, concedendo-lhes liberdade religiosa.

Estas descobertas recentes vêm oferecer uma nova perspetiva do reinado de Casimiro III da Polónia. De acordo com o portal Ancient-Origins, as misteriosas cavernas foram encontradas debaixo das ruínas de um castelo. Já o campo de batalha encontrado foi o palco de uma das suas campanhas.

As cavernas estavam debaixo do Castelo de Olsztyn, que chegou a ser administrado pelo famoso astrónomo polaco Copérnico. Segundo o Heritage Daily, uma das cavernas “serviu como despensa renascentista e abrigo para os neandertais” no passado.

“Deparámo-nos com uma fissura, que acabou por ser outra grande caverna. No atual estágio de exploração, ainda não conseguimos estimar o tamanho e a idade de todos os sedimentos”, salientou o líder da equipa de investigação, Mikołaj Urbanowski.

O arqueólogo realça que pode haver uma rede de cavernas interligadas por debaixo do castelo, que podem estar relacionadas com a construção da infraestrutura.

Quanto ao campo de batalha, em Biała Góra, nas montanhas Słonne, foram identificadas ruínas de um assentamento fortificado, onde foram encontradas mais de 200 flechas.

Em declarações ao The First News, Piotr Kotowicz, um dos arqueólogos envolvidos na investigação, diz que as descobertas são “um testemunho de disputas entre rutenos e polacos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …