Chávena em caverna permitiu descobrir o genoma de um humano antigo (e desconhecido)

Uma chávena que esteve enterrada durante milénios debaixo do chão de uma caverna em Satsurblia, na Georgia, revelou, recentemente, o genoma de um humano antigo, cuja população é desconhecida pela Ciência.

O ADN ambiental, que pode ser encontrado preservado nos sedimentos, é uma excelente forma de aprender mais sobre o passado. Neste caso, a análise revelou vestígios de uma mulher que viveu há 25.000 anos, antes da última Idade do Gelo, de lobos e de bisontes que os cientistas conseguiram colocar no contexto das histórias populacionais.

“Os nossos resultados fornecem novos conhecimentos sobre as histórias genéticas do Pleistoceno Final destas três espécies e demonstram que a sequenciação direta do ADN sedimentar, sem métodos de enriquecimento de alvos, pode produzir dados informativos sobre a ancestralidade e as relações filogenéticas em todo o genoma”, escreveram.

Segundo o Science Alert, a caverna Satsurblia foi utilizada por humanos durante milhares de anos. No entanto, só o genoma de um único indivíduo, que viveu há 15.000 anos, tinha sido sequenciado.

Desta vez, a equipa procurou ADN ambiental e obteve seis amostras do solo. Depois de as examinar cuidadosamente, os investigadores conseguiram detetar vestígios de material genético.

O portal explica que os encontraram sob a forma de ADN mitocondrial. Apesar de fragmentados e incompletos, foram suficientes para produzir novas informações sobre as populações que outrora habitaram aquela região.

No caso da mulher, conseguiram concluir que estavam perante um membro de um grupo anteriormente desconhecido de humanos modernos. Este grupo está agora extinto, mas contribuiu para as populações atuais da Europa e da Ásia.

O genoma do lobo representava também uma linhagem anteriormente desconhecida, também extinta. Isto sugere que as populações destes animais mudaram significativamente no final da última Idade do Gelo, há cerca de 11.000 anos.

Por último, o ADN mitocondrial encontrado no genoma do bisonte também pode ser encontrado atualmente nos bisontes vivos. Os investigadores descobriram que o seu genoma estava mais relacionado com os europeus e os eurasiáticos do que com os bisontes norte-americanos.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 12 de julho na Current Biology.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …