/

Cavaco Silva vai condecorar Durão Barroso por serviços prestados a Portugal e à UE

5

presidencia.pt

-

O Presidente da República anunciou que vai condecorar o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços “de extraordinária relevância” para Portugal e União Europeia.

A decisão de Cavaco Silva foi publicada esta sexta-feira, 31 de Outubro, no site da Presidência da República, estando a condecoração marcada para a próxima segunda-feira, às 12h.

O site da Presidência sublinha que Durão Barroso, que termina hoje o seu mandato, depois de 10 anos à frente da Comissão Europeia, exerceu o “mais alto cargo internacional alguma vez assumido por um português”, tendo realizado “serviços de extraordinária relevância” a Portugal e à União Europeia.

Durão Barroso será o segundo português a receber esta condecoração a título excepcional, já que o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique se destina a Chefes de Estado.

No entanto, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio já o tinha atribuído, em 2001, ao último governador português em Macau, Vasco Rocha Vieira.

Desde 2004, altura em saiu do Governo para assumir a liderança da Comissão Europeia, Durão Barroso já recebeu várias condecorações pelo exercício do cargo entre as quais se contam Cruz Maarjamaa de 1ª classe, da Estónia, em 2009, o Grande Colar de Timor-Leste, em 2010, a Grã-Cruz da Real y Distinguida Orden Española de Carlos III, de Espanha, em 2011, a medalha de Primeiro Grau da Ordem de Amílcar Cabral, de Cabo Verde, em 2012, e Grande Oficial da Légion d’Honneur, de França, em Julho passado.

/Lusa

5 Comments

  1. “serviços de extraordinária relevância”… Só se fôr para os mesmos do costume…
    “(…) Desde 2004, altura em saiu do Governo (…)”. Saiu? Fugiu! E por aquilo que vai ganhar (depois de sair) vê-se bem porque fugiu…
    Condecoração? “O Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique” fica altamente desprestigiado sendo atribuído a um homem que contribuiu para a situação que estamos, mas… não admira! É o maior responsável que o vai condecorar (O Sr Aníbal Cavaco Silva, porque não é o meu Presidente nem nunca será!)!

  2. Para o Senhor
    Uma falta de conhecimento da realidade lamento que meta os interésses políticos partidarios no daren valor os Portugueses que representan Portugal en lugar de destaque acaben con essas eprocresias ya basta de parasitas como Senhor rui¿¿¿

  3. e verdade o que o srrui disse, realmente Durao Barroso nao ajudou o pais em nada e quando se foi embora deixou o pais de tanga, dito por ele mesmo portanto sr joao ferreira nao tem nada a ver com politica, mas sim em ver as coisas como elas sao, e Durao Barroso teve um lugar prestigiante mas ao serviço do grande poder europeu, nunca disse nada que ajudasse a evitar que o nosso pais assim como a europa entrassem em recessao

  4. Eu ia responder ao senhor João Ferreira, mas o Sr (a?) LS respondeu (e bem) por mim.
    Gostaria apenas de acrescentar á declaração: “conhecimento da realidade”… Realidade! Que realidade!? A realidade da emigração forçada!? A realidade do aumento (real, não o artificial) do desemprego!?
    Parece-me que o Sr João Ferreira vive no mundo da fantasia como vive o Passos Coelho. Cavaco Silva, Portas e… Durão Barroso… Onde tudo está bem e tudo de mal que acontece ou é o “mercado” ou são “os outros”… Todos os governos são responsáveis pela situação actual (que ainda existe e existirá por muitos anos!) mas os maiores responsáveis são precisamente o Durão e; o maior de todos; o Sr Professor Aníbal Cavaco Silva (isto sem mencionar o preciosos contributo do governo do Passos/Portas!) É irónico não é?…
    Nota á parte: Ainda bem que Durão Barroso não “ajudou” Portugal (não pode nem deve fazê-lo!)! Se assim fosse denotava que o Presidente da Comissão seria tendencioso e parcial (algo inaceitável!) e estaríamos tramados com este “novo” que não é português…

    Acorde Sr João Ferreira! O mundo real está aí e ninguém faz nada por nós! Nem o Durão que esteve “ao serviço do grande poder europeu” e… dele próprio!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.