Catástrofe climática avança mais depressa do que o previsto

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram que as emissões de gases antropogénicas de efeito estufa contribuem para um aquecimento mais rápido dos oceanos do que se pensava anteriormente.

A mais recente tese da equipa da Universidade da Califórnia refuta a perspetiva de que o aquecimento global diminuiu nos últimos 30 anos.

De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Science, cerca de 93% da energia solar capturada pelo dióxido de carbono e outros gases é acumulada nos oceanos. Os cientistas adiantam ainda que este índice não depende de variações anuais como o El Niño (flutuações de temperatura da água na superfície do oceano Pacífico) ou de grandes erupções vulcânicas.

Os cientistas analisaram dados sobre a temperatura da água do mar nos dois mil metros superiores abaixo da superfície, a sua acidez e salinidade, recolhidos a partir de meados dos anos 2000 com ajuda de quatro mil boias automáticas do projeto Argo.

Estas boias eram capazes de descer periodicamente a uma determinada profundidade. Este trabalho permitiu aperfeiçoar os modelos existentes da mudança climática.

Desta forma, os cientistas defendem que se não forem tomadas medidas para reduzir as emissões de gases de estufa, a temperatura da água do mar na camada superior, com uma espessura de dois mil metros, aumentará 0,78 graus Celsius até ao final do século.

Por sua vez, este aquecimento elevará o nível da água do mar, devido à expansão térmica, em cerca de 30 centímetros adicionais à subida da linha costeira por causa do derretimento das geleiras. O aumento das temperaturas provocará também tempestades mais severas, furacões e precipitações extremas.

Em 2013, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apresentou um relatório, segundo o qual o aumento real do calor nos oceanos nos últimos 30 anos é mais lento do que preveem os atuais modelos climáticos.

No entanto, as novas informações fornecidas pelo sistema Argo são consistentes com as previsões sobre o rápido aquecimento da água do mar.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …