Catacumba milenar com múmias e estátuas descoberta no Egito

Uma missão arqueológica levada a capo por especialistas egípcios e japoneses descobriu uma catacumba milenar com múmias e estátuas na província de Gizé, no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em comunicado, citado pelo jornal Egypt Independent, o organismo do Governo egípcio dá conta que a catacumba deverá datar do primeiro e segundo séculos da era romana.

A catacumba foi encontrada numa área não escavada a norte de Saqqara, que foi, no passado, a principal necrópole da cidade de Mênfis, no antigo Egito.

Trata-se de um edifício construído com barro e tijolos, com uma escada interna e uma câmara esculpida em calcário que contém uma placa gravada com figuras que representam os deuses Sokar, Thoth e Anubis. A mesma “parede” tem algumas inscrições gregas.

O lugar de enterro “guardava” cinco estátuas de terracota de Ísis-Afrodite – uma deusa nascida da simbiose de Ísis e Afrodite -, juntamente com outros objetos de barro encontrados junto à porta da frente da construção. Havia também no local duas estátuas de calcário em forma de leão, com aproximadamente 55 centímetros de altura.

O diretor da escavação arqueológica, Mohamed Yousef, destacou ainda a existência de um espaço esculpido em pedra, da parte de fora da porta de entrada, que consiste num corredor de 15 metros de comprimento e dois de largura, com algumas salas pequenas.

No interior desta construção havia uma estátua de Ísis-Afrodite e várias múmias.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …