Catacumba milenar com múmias e estátuas descoberta no Egito

Uma missão arqueológica levada a capo por especialistas egípcios e japoneses descobriu uma catacumba milenar com múmias e estátuas na província de Gizé, no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em comunicado, citado pelo jornal Egypt Independent, o organismo do Governo egípcio dá conta que a catacumba deverá datar do primeiro e segundo séculos da era romana.

A catacumba foi encontrada numa área não escavada a norte de Saqqara, que foi, no passado, a principal necrópole da cidade de Mênfis, no antigo Egito.

Trata-se de um edifício construído com barro e tijolos, com uma escada interna e uma câmara esculpida em calcário que contém uma placa gravada com figuras que representam os deuses Sokar, Thoth e Anubis. A mesma “parede” tem algumas inscrições gregas.

O lugar de enterro “guardava” cinco estátuas de terracota de Ísis-Afrodite – uma deusa nascida da simbiose de Ísis e Afrodite -, juntamente com outros objetos de barro encontrados junto à porta da frente da construção. Havia também no local duas estátuas de calcário em forma de leão, com aproximadamente 55 centímetros de altura.

O diretor da escavação arqueológica, Mohamed Yousef, destacou ainda a existência de um espaço esculpido em pedra, da parte de fora da porta de entrada, que consiste num corredor de 15 metros de comprimento e dois de largura, com algumas salas pequenas.

No interior desta construção havia uma estátua de Ísis-Afrodite e várias múmias.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …