Castelo sueco era só um mito urbano para os historiadores (mas foi finalmente encontrado)

O Castelo de Sörby estava perdido há mais de três séculos. Até agora, era apenas um mito urbano entre historiadores e arqueólogos. Agora, o castelo foi finalmente redescoberto por investigadores.

O arqueólogo Jan-Henrik Fallgren redescobriu o castelo — que era o maior do país — depois de encontrar uma referência numa dissertação de 1704, explica o portal Ancient-Origins. Fallgren começou a sua ‘caça ao tesouro’ seguindo pistas encontradas nesse documento.

Primeiro, o investigador foi até a um lago seco em Skedemosse, onde um promontório se projeta do pântano conhecido como Kvinnö. Lá, o arqueólogo encontrou o mítico castelo depois de ter sido considerado perdido por mais de 300 anos.

Skedemosse era um dos locais de sacrifício antigos mais importantes do sul da Suécia. Quase uma tonelada de ossos humanos e de animais foi recuperada no local, juntamente com grandes quantidades de armas e ouro.

Uma das descobertas mais famosas neste local é conhecida como “ouro de Skedemosse”: sete colares de ouro puro a pesarem cerca de 1,3 quilos cada.



A parte ocidental da antiga fortaleza foi encontrada cercada em três lados por uma parede defensiva de pedra, que outrora protegia as muralhas do castelo. As muralhas já lá não estão erguidas, com os investigadores a acreditarem que foram reutilizadas para construir a Igreja Luterana Bredsättra, que se situa lá perto.

Antigamente, quando Skedemosse ainda era um lago, o castelo era cercado por água em três lados. Isto não é fruto do acaso, já que significava que a fortaleza só precisava de ser defendida num dos lados.

O antigo castelo não era ocupado a tempo inteiro. Os agricultores reuniam-se ali algumas vezes por ano “para festas durante tempos de agitação”, onde faziam sacrifícios para dar sorte às suas colheitas.

Inicialmente, as alegações de que Fallgren poderia ter descoberto o Castelo de Sörby foram recebidas com ceticismo pela comunidade científica escandinava. Agora, o seu achado foi confirmado e as dúvidas dissipadas.

O investigador disse que é “especial e emocionante” perceber que este antigo castelo foi construído num lago sagrado de uma ilha sagrada.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …