Toureiro com bebé ao colo divide Espanha

Francisco Rivera Ordónez / Instagram

Francisco Rivera Ordónez a tourear com a filha de apenas 5 meses.

Um toureiro espanhol publicou nas redes sociais uma fotografia onde aparece com a filha de apenas cinco meses ao colo, a tourear uma vaca. O caso está a gerar polémica e a Comissão de Protecção de Menores da Andaluzia admite abrir um inquérito.

Francisco Rivera Ordónez, toureiro conhecido como Paquirri, quis partilhar com o mundo aquela que é uma tradição familiar, estreando a filha de apenas cinco meses nas artes do toureio.

Estreia de Carmen, é a 5ª geração que toureia na nossa família. O meu avô toureou assim com a minha mãe. O meu pai toureou assim comigo e eu fi-lo com as minhas filhas Cayetana e agora com Carmen“, escreve Francisco Rivera Ordónez no seu perfil do Instagram.

A mensagem publicada a par da polémica imagem termina com a hashtag #orgulhodesangue.

Nos próprios comentários à foto no Instagram, há quem fale em “vergonha” e em “maltrato de menor” – a polémica está instalada nas redes sociais e na sociedade espanhola.

O responsável pela Comissão de Protecção de Menores da Andaluzia já anunciou que está a analisar o caso.

Como contraponto a tantas críticas que o toureiro tem recebido, surgiu entretanto uma vaga de apoiantes que não hesita em publicar também as suas fotos com os filhos ao colo, em plena praça de touros.

A comprovar como o assunto é fracturante num país com uma grande tradição tauromáquica, o ministro da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha, Alfonso Alonso, rejeita consequências deste gesto, mas condena-o, frisando que o toureiro expôs a filha a um “risco desnecessário”.

Em declarações divulgadas pelo jornal El Mundo, o ministro pede a Francisco Rivera Ordónez que “faça uma reflexão”, considerando que “não é adequado, em nenhuma circunstância, pôr em risco os menores”.

O ministro não deixa porém, de evidenciar que o toureiro tem “perícia e conhecimento” suficientes, pelo que a bebé não sofreu “riscos maiores”.

É precisamente com essa experiência que Francisco Rivera Ordónez se defende, pegando ainda no argumento da tradição familiar.

“Pensar que pus a minha filha em perigo é uma barbaridade. Mais segura que nos meus braços, não vai estar nunca“, escreve o toureiro no seu perfil do Twitter.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente da decisão do toureiro em relação à filha – acho que, tecnicamente, face ao facto de se tratar de uma bezera o animal que estava a ser toureada e à longa experiência do pai, a criança não correu nenhum perigo – é lamentável que na notícia se diga que o toureiro é conhecido como “Paquirri”, que era na verdade o ápodo do pai, Francisco Rivera “Paquirri”, genro de António Ordoñez, e morto por um toiro em Pozoblanco. Respeitem ao menos a memória do avô da criança.

  2. Orgulho??? Este indivíduo e os seus apoiantes sofrem de um problema grave a que os americanos chamam de “shit brain”, em português, cérebro de m…. Este é um problema mesmo muito grave que infelizmente está a tornar-se viral em todo o mundo.

  3. Mesmo tratando-se de uma bezerra o acto em si é uma pura estupidez e falta de responsabilidade e já agora touros de morte estou contra.

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …