Casas em Lisboa mais caras que em Madrid ou Milão

1

Em 2021, o preço médio por metro quadrado de venda de casas em Lisboa estava mais alto que em Madrid, Barcelona ou Milão. Viver na capital portuguesa é mais caro em termos relativos, tendo em conta os salários, e também em termos absolutos, devido ao preço dos imóveis.

Segundo avançou o Público, citando dados da Casafari – plataforma que agrega e analisa os anúncios em milhares de portais imobiliários – no caso dos arrendamentos, também era mais caro em Lisboa do que em Madrid. A análise focou os anúncios de venda e de arrendamento de apartamentos usados, com zero a três quartos.

A análise, que englobou imóveis de Lisboa, Barcelona, Madrid, Paris e Milão, concluiu que o preço médio anunciado nas quase 12 mil casas colocadas à venda em Lisboa foi de 4947 euros por metro quadrado, mais 7% do que em 2021. A média das outras cidades europeias foi de 4,5%.

Em Barcelona, o preço médio por metro quadrado era de 4009 euros, em Barcelona de 4208, em Milão de 4773 e em Paris de 12.551 – a mais cara das cinco cidades analisadas.

De acordo com o artigo, este ano os preços devem começar a estabilizar ou cair devido à inflação, que deverá conduzir a “uma redução do poder de compra, uma aumento do custo do crédito e a um agravamento dos receios em torno de uma recessão”.

A Casafari indicou que o ritmo de estabilização ou queda dos preços dependerá de fatores como as tendências de crescimento histórico, os atuais níveis de acessibilidade à habitação e a estrutura de oferta.

Nos arrendamentos, os valores em Lisboa estiveram aquém de outras cidades. Wm 2022, o valor médio das rendas na capital portuguesa era de 21 euros por metro quadrado – uma subida de quase 37% em relação a 2021. Em Madrid, o preço por metro quadrado nos arrendamentos fixa-se nos 17 euros.

Ainda segundo a análise, é expectável que o preço dos arrendamentos aumentem em todas as cidades analisadas.

“A escassez de oferta estrutural deverá continuar a motivar um crescimento das rendas na maioria das principais cidades em 2023. Não é esperado que este movimento seja aliviado, devido a fatores externos como o custo crescente do financiamento e a cada vez menor acessibilidade da habitação própria, que encorajaram a soluções de arrendamento de longo prazo”, apontou a Casafari.

ZAP //

1 Comment

  1. Basta revogar a inconstitucional, criminosa, e ilegal «Lei das Rendas», criada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, para que este esquema tenha um fim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.