Casar de novo baixa o risco de ataque cardíaco (nos homens)

Os divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que as pessoas que permanecem casadas, segundo uma investigação da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O risco é maior nas mulheres.

Uma análise a 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afectadas, e o risco quase que não diminui mesmo depois de casarem novamente.

O estudo, publicado na revista científica Circulation, revela que o stress crónico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.

Ao longo da investigação, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.

Os cientistas descobriram que as mulheres que passaram por um divórcio têm uma probabilidade 24% maior de sofrer um ataque cardíaco do que as que continuaram casadas.

O risco aumenta para 77% quando a mulher enfrenta mais do que um divórcio.

Entre os homens, as probabilidades aumentaram 10% após um divórcio e 30% após o segundo.

“É um risco significativo e comparável ao de ter hipertensão ou diabetes“, diz a investigadora Linda George, uma das autoras do estudo.

Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas eliminou-o entre os homens.

“Acho que esta seja a parte mais interessante da pesquisa“, diz George à BBC.

Mas por quê?

Os investigadores chegaram à conclusão de que as mudanças no estilo de vida, como reduções de salário, não aumentaram o risco de enfarte.

“Sabemos que o stress psicológico pode afectar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e a um desequilíbrio hormonal”, afirma George.

“Se esta função imunológica permanecer alterada durante muitos anos, pode cobrar ao organismo um preço muito alto.”

A investigadora destaca que a diferença do impacto do stress entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão, e que o divórcio representa um “fardo psicológico” maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento “entender o que de fato está ocorrendo”.

Enquanto o risco causado por exemplo pela hipertensão pode ser reduzido com medicamentos, para a dor causada pelo divórcio não há uma solução simples.

A recomendação dos autores do estudo é que se procure o apoio de amigos e familiares.

Até porque um outro estudo já provou que um abraço por dia afasta o stress… e a gripe.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema também pode ser o adultério:
    “Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.”
    Mateus 5:32

    “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.
    Lucas 16:18

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …