Casar de novo baixa o risco de ataque cardíaco (nos homens)

Os divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que as pessoas que permanecem casadas, segundo uma investigação da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O risco é maior nas mulheres.

Uma análise a 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afectadas, e o risco quase que não diminui mesmo depois de casarem novamente.

O estudo, publicado na revista científica Circulation, revela que o stress crónico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.

Ao longo da investigação, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.

Os cientistas descobriram que as mulheres que passaram por um divórcio têm uma probabilidade 24% maior de sofrer um ataque cardíaco do que as que continuaram casadas.

O risco aumenta para 77% quando a mulher enfrenta mais do que um divórcio.

Entre os homens, as probabilidades aumentaram 10% após um divórcio e 30% após o segundo.

“É um risco significativo e comparável ao de ter hipertensão ou diabetes“, diz a investigadora Linda George, uma das autoras do estudo.

Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas eliminou-o entre os homens.

“Acho que esta seja a parte mais interessante da pesquisa“, diz George à BBC.

Mas por quê?

Os investigadores chegaram à conclusão de que as mudanças no estilo de vida, como reduções de salário, não aumentaram o risco de enfarte.

“Sabemos que o stress psicológico pode afectar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e a um desequilíbrio hormonal”, afirma George.

“Se esta função imunológica permanecer alterada durante muitos anos, pode cobrar ao organismo um preço muito alto.”

A investigadora destaca que a diferença do impacto do stress entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão, e que o divórcio representa um “fardo psicológico” maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento “entender o que de fato está ocorrendo”.

Enquanto o risco causado por exemplo pela hipertensão pode ser reduzido com medicamentos, para a dor causada pelo divórcio não há uma solução simples.

A recomendação dos autores do estudo é que se procure o apoio de amigos e familiares.

Até porque um outro estudo já provou que um abraço por dia afasta o stress… e a gripe.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema também pode ser o adultério:
    “Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.”
    Mateus 5:32

    “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.
    Lucas 16:18

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …