/

Casar de novo baixa o risco de ataque cardíaco (nos homens)

1

Os divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que as pessoas que permanecem casadas, segundo uma investigação da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O risco é maior nas mulheres.

Uma análise a 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afectadas, e o risco quase que não diminui mesmo depois de casarem novamente.

O estudo, publicado na revista científica Circulation, revela que o stress crónico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.

Ao longo da investigação, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.

Os cientistas descobriram que as mulheres que passaram por um divórcio têm uma probabilidade 24% maior de sofrer um ataque cardíaco do que as que continuaram casadas.

O risco aumenta para 77% quando a mulher enfrenta mais do que um divórcio.

Entre os homens, as probabilidades aumentaram 10% após um divórcio e 30% após o segundo.

“É um risco significativo e comparável ao de ter hipertensão ou diabetes“, diz a investigadora Linda George, uma das autoras do estudo.

Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas eliminou-o entre os homens.

“Acho que esta seja a parte mais interessante da pesquisa“, diz George à BBC.

Mas por quê?

Os investigadores chegaram à conclusão de que as mudanças no estilo de vida, como reduções de salário, não aumentaram o risco de enfarte.

“Sabemos que o stress psicológico pode afectar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e a um desequilíbrio hormonal”, afirma George.

“Se esta função imunológica permanecer alterada durante muitos anos, pode cobrar ao organismo um preço muito alto.”

A investigadora destaca que a diferença do impacto do stress entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão, e que o divórcio representa um “fardo psicológico” maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento “entender o que de fato está ocorrendo”.

Enquanto o risco causado por exemplo pela hipertensão pode ser reduzido com medicamentos, para a dor causada pelo divórcio não há uma solução simples.

A recomendação dos autores do estudo é que se procure o apoio de amigos e familiares.

Até porque um outro estudo já provou que um abraço por dia afasta o stress… e a gripe.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. O problema também pode ser o adultério:
    “Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.”
    Mateus 5:32

    “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.
    Lucas 16:18

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.