Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

jechstra / Flickr

Entrada do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Em 1944, David Wisnia e Helen “Zippi” Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia.

Porém, no final da guerra, foram separados depois de Wisnia ter sido transferido para o campo de concentração de Dachau. Os dois perderam-se um do outro e não tinham como entrar em contacto.

O único plano era voltarem a reunir-se num centro comunitário em Varsóvia, quando o conflito terminasse. No entanto, esse encontro nunca aconteceu e as suas vidas levaram-nos em direções completamente diferentes.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o encontro há muito esperado do casal sobrevivente aconteceu em agosto de 2016 no apartamento de Spitzer na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unido. Foi a primeira vez que os dois se viram desde que foram presos em Auschwitz décadas antes.

Spitzer, que usava o apelido do falecido marido, Tichauer, contou que esperou por ele no lugar combinado em Varsóvia. Mas Wisnia nunca apareceu.

Os dois conheceram-se em Auschwitz em 1943. Os prisioneiros eram separados por género portanto, apenas aqueles que tinham privilégios especiais podiam circular livremente pelo campo, como Wisnia e Tichauer. As habilidades de canto de Wisnia levaram-no de remover corpos de prisioneiros suicidas para se tornar o artista dos guardas nazis e recebeu um trabalho no escritório para desinfetar as roupas dos prisioneiros.

Depois de trabalhar no campo como trabalhadora e a sofrer de tifo, malária e diarreia, as habilidades de design de Tichauer, combinadas com a sua capacidade de falar alemão, fizeram com que tivesse um trabalho privilegiado como designer gráfica do campo. As suas tarefass incluíam a marcação de uniformes de prisioneiras e o registo de novas chegadas de mulheres.

Após a primeira reunião do casal, Tichauer dava comida aos prisioneiros para que pudessem continuar a encontrar-se em segurança e em segredo. Encontravam-se num pequeno espaço entre as roupas dos prisioneiros cerca de uma vez por mês, enquanto outros ficavam de vigia durante 30 minutos a uma hora cada vez que se encontravam.

“Eu não sabia o quê, quando, onde”, disse Wisnia, agora com 93 anos, ao mesmo jornal. “Ela ensinou-me tudo”. Na reunião, Wisnia descobriu o quanto Tichauer usou a sua influência para mantê-lo vivo.

“Eu salvei-te cinco vezes de remessas más”, disse. Tichauer também usou o seu trabalho no escritório para ajudar a resistência contra os nazis, manipulando a papelada para transferir os presos para diferentes empregos e quartéis e esgueirando relatórios oficiais do acampamento para vários grupos de combatentes.

O tempo dos amantes chegou ao fim quando se espalhou a notícia de que os russos estavam a aproximar-se. Ambos conseguiram escapar durante a transferência de prisioneiros entre os campos e casaram-se com outras pessoas. De acordo com o All That’s Interesting, Wisnia estabeleceu-se com sua família em Levittown, na Pensilvânia, enquanto Tichauer acabou em Nova Iorque com o marido.

Finalmente, depois de uma tentativa fracassada, viram-se novamente em 2016. Antes de deixar o apartamento, Tichauer pediu que cantasse para ela, como fez em Auschwitz. Wisnia pegou a mão dela e cantou uma música especial para os dois: uma música húngara que Tichauer lhe tinha ensinado no campo.

Tichauer faleceu, com 100 anos, em 2018.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …