Casal resgatado de ilha deserta graças a SOS escrito na areia

Um casal retido há uma semana numa ilha remota do Pacífico foi salvo depois de um avião que participava na sua busca ter avistado o “SOS” que desenharam na areia, anunciou este sábado a guarda-costeira dos Estados Unidos, conforme avança a agência francesa AFP.

O casal, que tinha mantimentos limitados e nenhum equipamento de emergência, foi encontrado na ilha desabitada East Fayu, na Micronésia, por uma unidade da marinha norte-americana numa praia próxima daquela onde escreveram a mensagem de socorro na areia, de acordo com um comunicado da guarda-costeira.

Um avião deslocou-se à zona para confirmar informações dadas por tripulantes de um barco que indicaram ter visto luz na ilha durante a noite.

Após uma semana de buscas marítimas e aéreas, um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA viu a expressão SOS escrita na areia de uma praia da ilha deserta de Fayuy, na Micronésia.

Ao aproximar-se da ilha, o helicóptero viu e fotografou o casal, Linus e Sabina Jack, ambos na casa dos 50 anos, a pedir ajuda na ilha.

“A operação de busca por Linus e Sabina foi um sucesso”, declarou a embaixada dos Estados Unidos em Kolonia, na rede social Facebook.

“Dado que a ilha era potencialmente desabitada e sabendo que eles tinham uma lanterna no barco, direcionámos a busca aérea para a ilha”, acrescenta a nota da embaixada.

O casal de pescadores micronésios tinha deixado a ilha de Weno, na Micronésia, no passado dia 17, a bordo de uma embarcação de cinco metros.

O alerta foi dado no dia seguinte, dado que Linus e Sabina não chegaram à ilha de Tamatam como previsto.

Durante a semana de buscas, a guarda-costeira norte-americana mobilizou 15 barcos e 2 aviões, os quais cobriram uma área de 43 mil quilómetros quadrados.

O casal foi entretanto resgatado por um barco patrulha e levado para o atol de Nomwin.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …