Casa onde viveu Salazar à venda por cinco milhões de euros

maps.google.com

Casa onde Salazar viveu, na Rua Bernardo Lima, nr 64, em Lisboa

Casa onde Salazar viveu, na Rua Bernardo Lima, nr 64, em Lisboa

A casa que António de Oliveira Salazar escolheu para viver, em 1933, data da instituição do Estado Novo, mas que abandonou após ter sido alvo de um aparatoso atentado, em 1937, está à venda por cinco milhões de euros.

O ditador viveu no n.º 64 da Rua Bernardo Lima, em Lisboa, edifício atualmente em ruínas, com árvores que crescem pelas janelas e de que apenas resta a fachada.

À venda pelo preço base de 5,5 milhões de euros, a imobiliária considera que se trata de “um terreno com enorme potencial, no centro de Lisboa, com 1410 m2”, na zona do Marquês de Pombal.

Segundo o agente imobiliário responsável pela venda da casa, Sérgio Pires, o preço estipulado prende-se com “o valor do terreno e não pelo edifício em si”.

Salazar muda-se para a capital, em 1928, vindo de Coimbra onde estudou Direito, para desempenhar funções como ministro das finanças.

Antes de habitar na Rua Bernardo Lima, Salazar já teria alugado outras duas casas em Lisboa, mas a mudança para este terceiro edifício surgiu com a nomeação para presidente do conselho de ministros, em 1933.

Nesta altura decide mudar de habitação para uma “condizente com a dignidade da função” e a escolha recai numa casa de fachada tipicamente ‘fin de siècle’, refere Joaquim Vieira, autor do livro “A Governanta – D. Maria, companheira de Salazar”.

O ditador viveria na Bernardo Lima até ocupar o Palácio de São Bento, depois de ter sido alvo do “único atentado” contra a sua vida, em 1937, o qual sobreviveu “por um triz”, recorda o historiador João Madeira.

Como cristão que era, o presidente do conselho costumava ir todos os domingos à missa, na capela privativa do seu amigo Josué Trocado.

No dia 4 de julho de 1937, durante o trajeto habitual de domingo de manhã, entre a sua casa e a capela na Rua Barbosa du Bocage, Salazar foi alvo de um atentado.

“Salazar preparava-se para sair da sua viatura oficial, um ‘buick’ (…) De repente, uma enorme explosão atroa os ares e esventra a rua. Fumo, pedras, lajes e placas voam pelos ares. Abre-se uma cratera larga e funda na rua. Ouve-se gritos, gente que foge, pessoas que acorrem a ver o sucedido”, descreve o historiador João Madeira, no livro “1937 – O atentado a Salazar — A frente popular em Portugal”.

Por pura sorte, Salazar escapou sem um arranhão deste atentado, que “só não fez vítimas por um erro de cálculo dos responsáveis”, afirmou Joaquim Vieira, atribuindo a responsabilidade a um grupo de anarquistas revoltados pelo apoio político e material do ditador português “aos nacionalistas contra a República em Espanha, chefiados pelo general Francisco Franco”.

De acordo com o livro de João Madeira, o atentado foi da responsabilidade da Frente Popular, constituída por membros do Partido Comunista Português, anarquistas e sindicalistas.

Salazar saiu “ileso, sacudindo a poeira que o cobrira, o ditador sai da viatura pelo seu próprio pé, olha para os lados e aparentemente indiferente, frio, diz: Vamos assistir à missa”, lê-se no livro de João Madeira.

Após este atentado ao regime, ficou comprometida a segurança do chefe do Governo, “deixando de ser sustentável o modelo de singela residência civil tão relevado pelos seus fiéis como prova provada de um governante imerso no modo de viver português”, refere Joaquim Vieira.

Para uma maior proteção ao ditador foi necessária a “criação de uma residência oficial do chefe do Governo, devidamente resguardada de intenções subversivas”. A opção escolhida foi o palacete de São Bento, expropriado pelo Estado após o atentado, em 1937. Depois de obras, António de Oliveira Salazar ocupou o Palácio de São Bento, em maio de 1938, onde viveu até à sua morte a 27 de julho de 1970.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …