Cientista constrói a casa de gengibre mais pequena do mundo

Um investigador canadiano construiu a casa de gengibre mais pequena do mundo. A figura foi feita em cima de um igualmente minúsculo boneco de neve.

Já em pleno espírito natalício, um cientista construiu aquela que é considerada a casa de gengibre mais pequena do mundo. Travis Casagrande, o autor deste feito, é investigador na Universidade de McMaster e garante que esta é 20 mil vezes mais pequena do que uma típica casa de gengibre.

Ao contrário do conto dos irmãos Grimm, Casagrande recorreu a um microscópio eletrónico para conseguir fazer esta minúscula casa de gengibre. Altamente detalhado, o edifício conta com um tapete de entrada com a bandeira canadiana, uma grinalda por cima da porta e até o logótipo da universidade no telhado.

“Estávamos a pensar em fazer outro projeto e as férias são uma grande oportunidade para isso”, disse o investigador, explicando como surgiu a ideia. De acordo com a CTV News, todo o design fica no topo de um boneco de neve criado pelo próprio cientista. Ambos têm uma largura combinada igual a um único cabelo humano.

Apesar de à primeira vista se ficar com a ideia de que este foi um projeto de longa duração, Casagrande confessou que apenas foram precisos “dois longos dias de trabalho”.

“Não percebemos realmente a escala até diminuir o zoom e vermos que está em cima de um boneco de neve, que também é extremamente pequeno“, disse o canadiano.

A casa de gengibre é feita de silício e o boneco de neve é produzido através de um material usado nas baterias de lítio. Através do seu poderoso microscópio, Casagrande conseguiu esculpir na perfeição todos os detalhes destas figuras.

Enquanto um microscópio normal consegue apenas uma ampliação máxima de 2 mil vezes, o microscópio usado pelo investigador na Universidade de McMaster consegue ampliar umas incríveis 10 milhões de vezes. Apesar de parecer algo trivial, Casagrande garante que para construir a casa, usou técnicas a que recorre diariamente no laboratório.

“Acho que projetos como este geram curiosidade científica”, disse Casagrande. “Acho que para crianças e adultos é importante ter curiosidade sobre a ciência. Analisar como isto foi feito leva a mais interesse pela ciência, e isso cria mais conhecimento científico, o que permite que todos tomem melhores decisões”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …