Cientista constrói a casa de gengibre mais pequena do mundo

Um investigador canadiano construiu a casa de gengibre mais pequena do mundo. A figura foi feita em cima de um igualmente minúsculo boneco de neve.

Já em pleno espírito natalício, um cientista construiu aquela que é considerada a casa de gengibre mais pequena do mundo. Travis Casagrande, o autor deste feito, é investigador na Universidade de McMaster e garante que esta é 20 mil vezes mais pequena do que uma típica casa de gengibre.

Ao contrário do conto dos irmãos Grimm, Casagrande recorreu a um microscópio eletrónico para conseguir fazer esta minúscula casa de gengibre. Altamente detalhado, o edifício conta com um tapete de entrada com a bandeira canadiana, uma grinalda por cima da porta e até o logótipo da universidade no telhado.

“Estávamos a pensar em fazer outro projeto e as férias são uma grande oportunidade para isso”, disse o investigador, explicando como surgiu a ideia. De acordo com a CTV News, todo o design fica no topo de um boneco de neve criado pelo próprio cientista. Ambos têm uma largura combinada igual a um único cabelo humano.

Apesar de à primeira vista se ficar com a ideia de que este foi um projeto de longa duração, Casagrande confessou que apenas foram precisos “dois longos dias de trabalho”.

“Não percebemos realmente a escala até diminuir o zoom e vermos que está em cima de um boneco de neve, que também é extremamente pequeno“, disse o canadiano.

A casa de gengibre é feita de silício e o boneco de neve é produzido através de um material usado nas baterias de lítio. Através do seu poderoso microscópio, Casagrande conseguiu esculpir na perfeição todos os detalhes destas figuras.

Enquanto um microscópio normal consegue apenas uma ampliação máxima de 2 mil vezes, o microscópio usado pelo investigador na Universidade de McMaster consegue ampliar umas incríveis 10 milhões de vezes. Apesar de parecer algo trivial, Casagrande garante que para construir a casa, usou técnicas a que recorre diariamente no laboratório.

“Acho que projetos como este geram curiosidade científica”, disse Casagrande. “Acho que para crianças e adultos é importante ter curiosidade sobre a ciência. Analisar como isto foi feito leva a mais interesse pela ciência, e isso cria mais conhecimento científico, o que permite que todos tomem melhores decisões”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …