Casa de David Cameron cercada e “surrupiada” pela Greenpeace

 

Ativistas da Greenpeace cercaram hoje com barreiras a casa de campo do primeiro-ministro britânico, David Cameron, para a converter figuradamente em zona de extração de gás de xisto, com recurso à fraturação hidráulica – uma prática que permite a exploração sub-reptícia de recursos de terceiros.

Os ambientalistas apresentaram-se no exterior da residência de David Cameron em Oxfordshire, no sul do Reino Unido, para tapar a entrada com barreiras metálicas, marcadas como propriedade da empresa fictícia Frack&Go – em tradução livre, Surrupiamos e Companhia.

“Pedimos desculpa por qualquer inconveniente que possamos causar, enquanto extraímos gás debaixo da sua casa”, lia-se num dos cartazes instalados frente à vivenda familiar do primeiro-ministro.

O protesto decorreu no mesmo dia em que a rainha Isabel II leu no parlamento de Westminster o plano do Executivo de Cameron para a próxima sessão legislativa.

Os analistas esperavam que fosse anunciada uma lei polémica que autoriza a extração de gás através da fraturação hidráulica, designada em Inglês como ‘fracking‘, debaixo de casas privadas, mesmo sem autorização dos proprietários, mas Cameron decidiu adiar essa legislação.

“Cameron quer retirar às pessoas o direito de impedir que as empresas de ‘fracking’ perfurem debaixo das suas casas. Assim, não se deve importar que comecemos essa revolução da fraturação hidráulica debaixo do seu próprio jardim”, afirmou o ativista Simon Clydesdale.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …