Casa de David Cameron cercada e “surrupiada” pela Greenpeace

 

Ativistas da Greenpeace cercaram hoje com barreiras a casa de campo do primeiro-ministro britânico, David Cameron, para a converter figuradamente em zona de extração de gás de xisto, com recurso à fraturação hidráulica – uma prática que permite a exploração sub-reptícia de recursos de terceiros.

Os ambientalistas apresentaram-se no exterior da residência de David Cameron em Oxfordshire, no sul do Reino Unido, para tapar a entrada com barreiras metálicas, marcadas como propriedade da empresa fictícia Frack&Go – em tradução livre, Surrupiamos e Companhia.

“Pedimos desculpa por qualquer inconveniente que possamos causar, enquanto extraímos gás debaixo da sua casa”, lia-se num dos cartazes instalados frente à vivenda familiar do primeiro-ministro.

O protesto decorreu no mesmo dia em que a rainha Isabel II leu no parlamento de Westminster o plano do Executivo de Cameron para a próxima sessão legislativa.

Os analistas esperavam que fosse anunciada uma lei polémica que autoriza a extração de gás através da fraturação hidráulica, designada em Inglês como ‘fracking‘, debaixo de casas privadas, mesmo sem autorização dos proprietários, mas Cameron decidiu adiar essa legislação.

“Cameron quer retirar às pessoas o direito de impedir que as empresas de ‘fracking’ perfurem debaixo das suas casas. Assim, não se deve importar que comecemos essa revolução da fraturação hidráulica debaixo do seu próprio jardim”, afirmou o ativista Simon Clydesdale.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com os enfermeiros é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado, Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …