“Casa de animais”. Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

dannybollinger / Flickr

Um jogo da equipa Dallas Mavericks contra Golden State Warriors no American Airlines Center em Dallas, Texas

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização.

Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de assédio sexual de Terdema Ussery, ex-presidente executivo dos Dallas Mavericks, durante os seus 18 anos na liderança da equipa da NBA.

Uma das funcionárias contou à revista desportiva que, quando foi contratada, em 2010, foi alertada por uma colega para os comportamentos inadequados do dirigente: “O que quer que faças, não fiques presa no elevador sozinha com ele”, recorda, citada pelo Observador.

A revista ouviu várias funcionárias da organização, que trabalharam na época em que Ussery era CEO dos Mavericks: “casa de animais”, “zoo” e “cultura corporativa cheia de misoginia e abusos sexuais” foram algumas das acusações.

Além do antigo presidente, também o responsável pelo site da equipa, Earl Sneed, foi acusado de assédio e encontra-se agora suspenso, escreve o jornal online, acrescentando que o clube anunciou, em comunicado, a abertura de uma investigação interna.

À revista desportiva, o “tubarão” Mark Cuban, atual acionista principal dos Mavericks, revela que “tudo isto é novo” para ele. “Acabámos de despedir o nosso responsável dos Recursos Humanos. Não tenho qualquer tipo de tolerância com o que li. É uma situação errada, abominável. Já nem sei quantas vezes, sobretudo desde o início do #MeToo, lhe perguntei se tínhamos algum tipo de problema ou alguma situação dessas que tivesse conhecimento. A resposta dele foi sempre a mesma: ‘não'”, contou.

De acordo com o Observador, a própria NBA emitiu um comunicado sobre o assunto. “Os Dallas Mavericks informaram-nos sobre as alegações que envolvem o ex-CEO Terdema Ussery e o redator do Mavs.com Earl Sneed. A alegada conduta vai contra o compromisso da NBA. Este comportamento é completamente inaceitável e iremos monitorizar de perto a investigação independente a esse propósito”.

Por sua vez, o ex-CEO da equipa já reagiu às “falsas acusações”, dizendo estar “muito dececionado com essas fontes anónimas”. “Em todo o meu percurso nos Mavericks, a minha conduta foi sempre íntegra e empática com os meus companheiros”, assegurou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As vaquitas estão extinguir-se à nossa frente. Já só há 10 em todo o mundo

A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas cerca de dez criaturas vivas, segundo cientistas. O ser humano é o principal responsável pelo seu contínuo desaparecimento. As vaquitas …

A Ciência descobriu quando nasceu Deus

A ideia de um deus todo-poderoso que vigia os humanos a partir do Céu e pune os que se desviam da norma surgiu depois que estes trocaram a tribo pela sociedade. Essa é a principal conclusão …

Famílias numerosas queixam-se de disparidades no preço da água consumida

A Associação Portuguesa das Famílias Numerosas queixou-se da diferença no preço da água consumida consoante o município onde se vive e o número de pessoas do agregado familiar. Na quarta edição do estudo sobre a água …

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …