/

“Casa de animais”. Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

dannybollinger / Flickr

Um jogo da equipa Dallas Mavericks contra Golden State Warriors no American Airlines Center em Dallas, Texas

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização.

Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de assédio sexual de Terdema Ussery, ex-presidente executivo dos Dallas Mavericks, durante os seus 18 anos na liderança da equipa da NBA.

Uma das funcionárias contou à revista desportiva que, quando foi contratada, em 2010, foi alertada por uma colega para os comportamentos inadequados do dirigente: “O que quer que faças, não fiques presa no elevador sozinha com ele”, recorda, citada pelo Observador.

A revista ouviu várias funcionárias da organização, que trabalharam na época em que Ussery era CEO dos Mavericks: “casa de animais”, “zoo” e “cultura corporativa cheia de misoginia e abusos sexuais” foram algumas das acusações.

Além do antigo presidente, também o responsável pelo site da equipa, Earl Sneed, foi acusado de assédio e encontra-se agora suspenso, escreve o jornal online, acrescentando que o clube anunciou, em comunicado, a abertura de uma investigação interna.

À revista desportiva, o “tubarão” Mark Cuban, atual acionista principal dos Mavericks, revela que “tudo isto é novo” para ele. “Acabámos de despedir o nosso responsável dos Recursos Humanos. Não tenho qualquer tipo de tolerância com o que li. É uma situação errada, abominável. Já nem sei quantas vezes, sobretudo desde o início do #MeToo, lhe perguntei se tínhamos algum tipo de problema ou alguma situação dessas que tivesse conhecimento. A resposta dele foi sempre a mesma: ‘não'”, contou.

De acordo com o Observador, a própria NBA emitiu um comunicado sobre o assunto. “Os Dallas Mavericks informaram-nos sobre as alegações que envolvem o ex-CEO Terdema Ussery e o redator do Mavs.com Earl Sneed. A alegada conduta vai contra o compromisso da NBA. Este comportamento é completamente inaceitável e iremos monitorizar de perto a investigação independente a esse propósito”.

Por sua vez, o ex-CEO da equipa já reagiu às “falsas acusações”, dizendo estar “muito dececionado com essas fontes anónimas”. “Em todo o meu percurso nos Mavericks, a minha conduta foi sempre íntegra e empática com os meus companheiros”, assegurou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.