“Casa de animais”. Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

dannybollinger / Flickr

Um jogo da equipa Dallas Mavericks contra Golden State Warriors no American Airlines Center em Dallas, Texas

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização.

Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de assédio sexual de Terdema Ussery, ex-presidente executivo dos Dallas Mavericks, durante os seus 18 anos na liderança da equipa da NBA.

Uma das funcionárias contou à revista desportiva que, quando foi contratada, em 2010, foi alertada por uma colega para os comportamentos inadequados do dirigente: “O que quer que faças, não fiques presa no elevador sozinha com ele”, recorda, citada pelo Observador.

A revista ouviu várias funcionárias da organização, que trabalharam na época em que Ussery era CEO dos Mavericks: “casa de animais”, “zoo” e “cultura corporativa cheia de misoginia e abusos sexuais” foram algumas das acusações.

Além do antigo presidente, também o responsável pelo site da equipa, Earl Sneed, foi acusado de assédio e encontra-se agora suspenso, escreve o jornal online, acrescentando que o clube anunciou, em comunicado, a abertura de uma investigação interna.

À revista desportiva, o “tubarão” Mark Cuban, atual acionista principal dos Mavericks, revela que “tudo isto é novo” para ele. “Acabámos de despedir o nosso responsável dos Recursos Humanos. Não tenho qualquer tipo de tolerância com o que li. É uma situação errada, abominável. Já nem sei quantas vezes, sobretudo desde o início do #MeToo, lhe perguntei se tínhamos algum tipo de problema ou alguma situação dessas que tivesse conhecimento. A resposta dele foi sempre a mesma: ‘não'”, contou.

De acordo com o Observador, a própria NBA emitiu um comunicado sobre o assunto. “Os Dallas Mavericks informaram-nos sobre as alegações que envolvem o ex-CEO Terdema Ussery e o redator do Mavs.com Earl Sneed. A alegada conduta vai contra o compromisso da NBA. Este comportamento é completamente inaceitável e iremos monitorizar de perto a investigação independente a esse propósito”.

Por sua vez, o ex-CEO da equipa já reagiu às “falsas acusações”, dizendo estar “muito dececionado com essas fontes anónimas”. “Em todo o meu percurso nos Mavericks, a minha conduta foi sempre íntegra e empática com os meus companheiros”, assegurou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foi a gota de água. Passageiros "em desespero" invadiram barco da Transtejo

Uma dezena de passageiros invadiu, nesta terça-feira de manhã, um barco da Transtejo que faz a ligação entre o Seixal e o Cais do Sodré, em Lisboa. Foi o "desespero" pelos sucessivos atrasos que levam …

Hipatia, a primeira matemática da História, morreu de forma brutal (e ninguém sabe porquê)

O assassinato brutal de Hipatia está envolvo em mistério. E o enigma não é quem cometeu o crime, nem como, mas sim porquê. Em meados do primeiro milénio, uma mulher erudita foi despedaçada por uma multidão …

Freiras desviaram 500 milhões de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 milhões de dólares para realizarem viagens aos casinos de Las Vegas, anunciou na segunda-feira a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Greve dos enfermeiros. “Não posso garantir” que não haja pessoas a morrer, diz bastonário

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, esteve na segunda-feira reunido com vários diretores clínicos de hospitais afetados pela greve dos enfermeiros da área cirúrgica. À saída, foi questionado: "Pode garantir que não haja doentes a …

PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da …

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …