Casa da Música “ao alcance de todos” a partir desta segunda-feira

Paolo Margari / Flickr

Casa da Música, no Porto, uma das obras emblemáticas da Capital Europeia da Cultura 2001

Os palcos da Casa da Música, no Porto, vão estar novamente “Ao Alcance de Todos” a partir de segunda-feira, com uma série de espetáculos que vão reunir músicos da instituição com pessoas com necessidades especiais de diversas origens.

O ciclo “Ao Alcance de Todos”, iniciativa que já acontece desde 2007, é mais de “uma semana de inclusão” que confina num determinado período o trabalho realizado pelo serviço educativo da Casa da Música durante o ano inteiro, explicou à Lusa o coordenador, Jorge Prendas.

Assim, estão envolvidos no ciclo participantes tão variados como utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia com demência e doença de Alzheimer, pacientes do Hospital Magalhães Lemos e elementos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

“Naquilo que são os concertos que vamos apresentar, a integração e a inclusão dão-se a partir da mistura, em que estamos todos no mesmo patamar e no mesmo palco”, disse Jorge Prendas.

A 16 e 17 de abril, a Sala 2 da Casa da Música vai receber “Memo”, projeto criado a partir das “memórias musicais dos participantes, pessoas com demência, acompanhadas em cena pelos seus cuidadores”, criando “um espaço comum para recordações pessoais a revelar”, segundo a instituição.

Mais tarde, a 30 deste mês, a sala Suggia acolhe “Curado”, projeto também integrado no ciclo “Música e Revolução”, que vai reunir músicos da Casa da Música, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas e alunos do 12.º ano do Balleteatro, num espetáculo onde, “ainda que visualmente se possa perceber quem é quem, todos têm o seu papel e estão nivelados no mesmo patamar”.

“Há coisas que podemos até falar na base emocional. No caso dos deficientes das Forças Armadas, o presidente da delegação do Porto disse-me que, ao fim de 40 anos [sobre o 25 de Abril], pela primeira vez ouviu algumas histórias que nunca tinham sido assumidas pelos seus intervenientes”, referiu o coordenador do serviço educativo da Casa da Música.

O ciclo “Ao Alcance de Todos” inicia-se segunda-feira e termina a 30 de abril.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …