A casa colocada à venda, e que se localiza no no centro de Roma, tem a única pintura no teto conhecida de Caravaggio. A venda será feita através de leilão, em janeiro, e o preço inicial é de 471 milhões de euros, segundo confirmou um tribunal italiano.
A residência conta com seis andares, mas a sua principal atração é o facto de ter várias obras de arte, incluindo um mural a óleo atribuído a Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido apenas como Caravaggio.
A obra, encomendada pelo cardeal Francesco Maria Del Monte em 1597, percorre todo o teto de uma sala com 2.75 metros quadrados e representa três deuses – Júpiter, Neptuno e Plutão – em torno de um globo translúcido.
Apenas a pintura tem um valor estimado de 310 milhões de euros, de acordo com o professor de História da Arte Alessandro Zuccari – porém toda a casa será leiloada, refere o Travel and Leisure.
A maior parte da infraestrutura da Villa Ludovisi foi demolida no século XIX, restando apenas uma parte – a Villa Aurora.
A Villa Ludovisi, datada do século XVI, é considerada “uma das maravilhas do mundo”, de acordo com o historiador de arte Claudio Striani.
A Villa Aurora fica muito perto da icónica Via Veneto, eternizada no filme ‘La Dolce Vita’, de Federico Fellini, e tem um jardim e várias garagens, cobrindo um total de 2.800 metros quadrados.