/

Cartéis mexicanos estão a recrutar “gringos” para traficar droga. A “culpa” é da covid-19

3

coastguardnews / Flickr

Os cartéis de droga mexicanos estão a recrutar mais cidadãos norte-americanos para traficar estupefacientes através da fronteira dos Estados Unidos.

De acordo com a revista norte-americana Vice, que ouviu alguns elementos dos cartéis mexicanos, esta é a resposta das organizações que traficam droga para contornar as imposições colocadas pelos Estados Unidos junto da fronteira terrestre com o México.

As imposições, decretadas em março passado pela administração de Donald Trump, só permitem a passagem de cidadãos não norte-americanos para os Estados Unidos para fins essenciais de viagem, dificultando assim a atividade dos cartéis.

O tráfego no sentido do norte do Norte e os Estados Unidos caíram 60 a 70% desde março, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Neste sentido, e tendo em conta que as restrições à circulação entre fronteiras deverão vigorar pelo menos até novembro, os cartéis adotaram novas estratégias, que incluem o recrutamento de civis norte-americanos para vender drogas.

“Agora é mais difícil [transportar drogas através fronteira], isso é certo, e é também mais caro, mas estamos a fazer com que funcione”, disse um contrabandista que trabalha para o Cartel de Sinaloa em declarações à Vice News.

O mesmo contrabandista, que pediu anonimato, explicou ainda que foram aplicadas mais regras: “Estamos a enviar mais pessoas com quantidades menores para evitar um grande golpe”, disse, referindo-se a eventuais apreensões.

“As apreensões aumentaram, estamos a registar muitas apreensões nas pontes [internacionais], mas também temos outro truque. Estamos a contar 100% com os cidadãos dos Estados Unidos para contrabandearem para nós”.

Estes civis, explicou, cruzam o México oriundos dos Estados Unidos para virem buscar as drogas e depois voltam para o norte atravessando a fronteira. “Os agente corretores nos compram drogas no Estados Unidos, estão agora a ajudar-nos a contratar gringos“.

ZAP //

3 Comments

  1. Pois, disso já todos nós nos apercebemos há muito tempo, basta olharmos à corrupção que por aí vai para percebermos que o poder político está de braço-dado com a mesma, o pior é a degradação da sociedade e de milhões de famílias destruídas à custa desta malandragem sem escrúpulos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.