Cartéis mexicanos estão a recrutar “gringos” para traficar droga. A “culpa” é da covid-19

coastguardnews / Flickr

Os cartéis de droga mexicanos estão a recrutar mais cidadãos norte-americanos para traficar estupefacientes através da fronteira dos Estados Unidos.

De acordo com a revista norte-americana Vice, que ouviu alguns elementos dos cartéis mexicanos, esta é a resposta das organizações que traficam droga para contornar as imposições colocadas pelos Estados Unidos junto da fronteira terrestre com o México.

As imposições, decretadas em março passado pela administração de Donald Trump, só permitem a passagem de cidadãos não norte-americanos para os Estados Unidos para fins essenciais de viagem, dificultando assim a atividade dos cartéis.

O tráfego no sentido do norte do Norte e os Estados Unidos caíram 60 a 70% desde março, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Neste sentido, e tendo em conta que as restrições à circulação entre fronteiras deverão vigorar pelo menos até novembro, os cartéis adotaram novas estratégias, que incluem o recrutamento de civis norte-americanos para vender drogas.

“Agora é mais difícil [transportar drogas através fronteira], isso é certo, e é também mais caro, mas estamos a fazer com que funcione”, disse um contrabandista que trabalha para o Cartel de Sinaloa em declarações à Vice News.

O mesmo contrabandista, que pediu anonimato, explicou ainda que foram aplicadas mais regras: “Estamos a enviar mais pessoas com quantidades menores para evitar um grande golpe”, disse, referindo-se a eventuais apreensões.

“As apreensões aumentaram, estamos a registar muitas apreensões nas pontes [internacionais], mas também temos outro truque. Estamos a contar 100% com os cidadãos dos Estados Unidos para contrabandearem para nós”.

Estes civis, explicou, cruzam o México oriundos dos Estados Unidos para virem buscar as drogas e depois voltam para o norte atravessando a fronteira. “Os agente corretores nos compram drogas no Estados Unidos, estão agora a ajudar-nos a contratar gringos“.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Limpeza geral a estes bandidos e país de onde sai droga ficar isolado do resto do mundo até entrar na ordem internacional.

  2. Pois, disso já todos nós nos apercebemos há muito tempo, basta olharmos à corrupção que por aí vai para percebermos que o poder político está de braço-dado com a mesma, o pior é a degradação da sociedade e de milhões de famílias destruídas à custa desta malandragem sem escrúpulos.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …