//

Cartas de Anne Frank à avó paterna vão ser publicadas pela primeira vez

Com a iminente edição da versão original completa do Diário de Anne Frank, também serão publicadas as cartas que a menina escreveu à sua avó paterna, Alice Betty Stern.

A notícia é avançada pelo jornal britânico The Guardian. As cartas foram escritas entre 1936 e 1942, antes de Anne Frank ter começado a escrever no seu famoso diário a 12 de junho de 1942 até à sua detenção e da família dois anos depois.

O conteúdo das novas missivas refere-se a anedotas, momentos do seu dia-a-dia e detalhes do seu próprio aspeto físico ou os presentes que recebeu no seu aniversário (“uma bicicleta, uma mochila nova para a escola, um vestido para a praia, material de papelaria”). Neles, também fala sobre os seus pais e a sua irmã Margot.

Numa das cartas, cuja data é atribuída à primavera de 1941, Anne Frank, de 12 anos, diz à avó que os seus pais querem que corte o seu “cabelo comprido” apesar do desejo da menina de deixá-lo crescer. Ela confessa que estava a ser desagradável ter um “aparelho dental” nas últimas oito semanas – ou algo tão comum na adolescência como a sua amizade com os meninos.

Anne também fala – através da narração do seu dia a dia – sobre a situação política do continente europeu, porque em maio de 1940 a invasão nazi ocorreu na Holanda e a perseguição da população judaica já tinha começado.

A impossibilidade de ensinar judeus ou patinar no gelo são algumas das suas confissões. “Eu vou ter um vestido novo, é muito difícil de fabricar e requer muitos, muitos cupões de racionamento”, também escreveu.

O “Diário de Anne Frank”, um dos livros mais importantes sobre a era do holocausto, foi publicado pela primeira vez na versão original completa, sem correções e retoques que a autora e o pai fizeram antes da publicação.

Anne começou a escrever no “Diário” em 12 de junho de 1942 quando completou 13 anos. A última passagem descrita no livro está datada de 1 de agosto de 1944, três dias antes de os nazis terem descoberto o esconderijo e detido a sua família e os restantes judeus.

O “Diário” ficou em Amesterdão e foi conservado pelos empregados de Otto Frank, pai de Anne Frank, a quem entregaram os escritos depois do fim da guerra. Anne Frank morreu em março de 1945 e, poucas semanas depois, o campo de concentração de Bergen-Belsen foi libertado pelos britânicos. Das oito pessoas que foram detidas na casa “esconderijo” de Anne Frank, o seu pai foi o único que sobreviveu ao cativeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.