Havia anedotas “picantes” escondidas no Diário de Anne Frank

smiteme / Flickr

Anne Frank tentou esconder duas páginas do seu diário, que continham piadas “picantes” de “referência sexual”, ao colocar papel castanho sobre as páginas do seu caderno vermelho e branco.

Especialistas revelaram o texto escondido com a utilização de novas tecnologias, anunciaram a Casa de Anne Frank e duas outras instituições culturais holandesas na terça-feira, de acordo com o New York Times.

A adolescente judia, que viveu dois anos escondida dos nazis num anexo durante a II Guerra Mundial, terá camuflado as duas páginas por conterem conteúdo lascivo que a adolescente não quereria que o pai descobrisse.

“Às vezes imagino que alguém poderia vir até mim e pedir-me que o ensinasse sobre matérias sexuais”, escreveu Frank. “Como é que eu o faria?”. A adolescente tenta depois dar uma resposta à pergunta colocada, dirigindo-se a um ouvinte imaginário num tom sublime, usando frases como “movimentos ritmados” para descrever sexo, e “medicamentos internos” para se referir à contraceção.

Anne Frank aborda também a menstruação, que considera um sinal de que “está madura”, e a prostituição: “Em Paris, eles têm grandes casas para isso”.

Peter de Bruijn, um dos investigadores que fez a descoberta, diz que as páginas não são importantes pelo seu conteúdo sexual, uma vez que a adolescente explora matérias semelhantes noutras parte do diário, por vezes até com termos mais explícitos. Por outro lado, esta é uma descoberta importante porque mostra a primeira tentativa de Frank de escrever num tom mais literário.

“Ela começa com uma pessoa imaginária com quem fala sobre sexo, por isso, a adolescente está a criar um ambiente literário para escrever sobre um tema com o qual ela não estará muito à vontade”, disse o investigador.

Ronald Leopold, o diretor da Casa de Anne Frank, diz que esta é uma descoberta “muito interessante que acrescenta significado ao diário”.

Às páginas onde a adolescente escreveu sobre educação sexual, Anne Frank acrescentou-lhe ainda as quatro piadas picantes que conhecia. “Sabem porque é que as meninas das Forças Armadas Nazis estão na Holanda? Para servirem de colchões aos soldados”, era uma delas.

As entradas do diário foram escritas a 28 de setembro de 1942, pouco tempo depois de Anne se ter escondido com a família. “Vou usar esta página estragada para escrever anedotas picantes“, escreveu, então com 13 anos, na página que contém ainda algumas frases riscadas.

Sobre a decisão de publicar páginas que a adolescente judia claramente quezapria manter escondidas, a Casa de Anne Frank, em Amesterdão, disse que o seu diário, classificado pela UNESCO como património da humanidade, tem um significativo interesse académico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …