Carta de reclamação sobre Portugal: tanto sucesso só pode ser “defeito”

Estela Silva / Lusa

-

O vídeo, que já conta com mais de meio milhão de visualizações em menos de 24 horas, descreve Portugal como “o melhor país da Europa” e relata os últimos feitos que tanto têm orgulhado o povo português como, por exemplo, as vitórias no Europeu de futebol e no Festival da Eurovisão.

“Carta de Reclamação sobre Portugal”. É assim o nome do vídeo da autoria do humorista Guilherme Geirinhas que, em menos de 24 horas, está a conquistar os portugueses.

“Cara Europa, sejamos frontais e objetivos. Receio ter nas mãos um país com defeito”, começa por dizer Eduardo Rego, o locutor convidado para interpretar o texto e que dá voz ao famoso programa BBC Vida Selvagem.

O resto da Europa está todo a funcionar a meio gás. Os franceses andam entretidos com Le Pen. Os ingleses às voltas com o Brexit. E os espanhóis continuam um pouco offside por não entrar nas anedotas do português, do inglês e do francês”, continua.

“Enquanto isso, nós por cá estamos imparáveis. Somos campeões da Europa de futebol, temos o melhor jogador do mundo em futebol, futsal, futebol de praia (…)”.

Devem-nos ter dado um país em segunda mão. Os exemplos de virtude já não se limitam a desportos que se jogam com o pé. Vencemos a Eurovisão, organizámos o maior evento de empreendedorismo da Europa, o NOS Alive foi eleito um dos melhores festivais da Europa, a Forbes deu um shout-out ao Vhils, temos faculdades portuguesas a liderar o ranking do Financial Times. Será que tudo isto é verdade?”, questiona-se.

O nosso estado de graça devia ter caducado três dias depois do pontapé de Éder. Mas o facto é que já passaram dez meses e ainda não tem bolor. Todos os dias sai mais um artigo no The Guardian… A dizer que Lisboa é a cidade mais cool de Europa, que o Porto é o epicentro da cultura, que o Algarve tem os melhores pores-do-sol (…)”.

“Eu só pedi Portugal e deram-me por engano o melhor país da Europa“, conclui.

O vídeo, que se está a tornar viral nas redes sociais, já conta com mais de meio milhão de visualizações. Na legenda, o humorista diz ser “uma honra” ter um texto seu lido pela voz que ouve, desde a infância, “a falar sobre a reprodução dos antílopes no Serengueti”.

Eduardo Rego já comentou a publicação, dizendo que está “de queixo caído” com o número de visualizações que esta carta de reclamação já conta. “É um prazer integrar este elenco de natureza irreverente”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …