Carta de reclamação sobre Portugal: tanto sucesso só pode ser “defeito”

Estela Silva / Lusa

-

O vídeo, que já conta com mais de meio milhão de visualizações em menos de 24 horas, descreve Portugal como “o melhor país da Europa” e relata os últimos feitos que tanto têm orgulhado o povo português como, por exemplo, as vitórias no Europeu de futebol e no Festival da Eurovisão.

“Carta de Reclamação sobre Portugal”. É assim o nome do vídeo da autoria do humorista Guilherme Geirinhas que, em menos de 24 horas, está a conquistar os portugueses.

“Cara Europa, sejamos frontais e objetivos. Receio ter nas mãos um país com defeito”, começa por dizer Eduardo Rego, o locutor convidado para interpretar o texto e que dá voz ao famoso programa BBC Vida Selvagem.

O resto da Europa está todo a funcionar a meio gás. Os franceses andam entretidos com Le Pen. Os ingleses às voltas com o Brexit. E os espanhóis continuam um pouco offside por não entrar nas anedotas do português, do inglês e do francês”, continua.

“Enquanto isso, nós por cá estamos imparáveis. Somos campeões da Europa de futebol, temos o melhor jogador do mundo em futebol, futsal, futebol de praia (…)”.

Devem-nos ter dado um país em segunda mão. Os exemplos de virtude já não se limitam a desportos que se jogam com o pé. Vencemos a Eurovisão, organizámos o maior evento de empreendedorismo da Europa, o NOS Alive foi eleito um dos melhores festivais da Europa, a Forbes deu um shout-out ao Vhils, temos faculdades portuguesas a liderar o ranking do Financial Times. Será que tudo isto é verdade?”, questiona-se.

O nosso estado de graça devia ter caducado três dias depois do pontapé de Éder. Mas o facto é que já passaram dez meses e ainda não tem bolor. Todos os dias sai mais um artigo no The Guardian… A dizer que Lisboa é a cidade mais cool de Europa, que o Porto é o epicentro da cultura, que o Algarve tem os melhores pores-do-sol (…)”.

“Eu só pedi Portugal e deram-me por engano o melhor país da Europa“, conclui.

O vídeo, que se está a tornar viral nas redes sociais, já conta com mais de meio milhão de visualizações. Na legenda, o humorista diz ser “uma honra” ter um texto seu lido pela voz que ouve, desde a infância, “a falar sobre a reprodução dos antílopes no Serengueti”.

Eduardo Rego já comentou a publicação, dizendo que está “de queixo caído” com o número de visualizações que esta carta de reclamação já conta. “É um prazer integrar este elenco de natureza irreverente”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …