“Falha de comunicação”. Carta ao Governo provoca tensão entre Liga e FPF

Sérgio Azenha / Lusa

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deixou críticas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) por não ter sido consultada na discussão com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

De acordo com o jornal Público, a tensão instalou-se depois de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter enviado uma carta ao Governo a solicitar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da crise do novo coronavírus.

Tendo sido informados pelo próprio secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do conteúdo da missiva, tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como o Sindicato de Jogadores já lamentaram não terem sido consultados.

Foi com alguma surpresa que tomámos conhecimento do conteúdo do ofício da Liga. Foi preocupação da direção da FPF, ainda antes da declaração oficial do estado de emergência, constituir um grupo especial de acompanhamento da evolução da pandemia”, afirmou o presidente da FPF, Fernando Gomes, numa carta dirigida ao governante, a que o jornal teve acesso.

Segundo o mesmo diário, na carta da Liga assinada pelo seu presidente, Pedro Proença, conta-se o alargamento “extraordinário” do período legal de 12 meses para o termo da época desportiva e a fixação de uma data de início das provas da temporada 2020-21.

A LPFP sensibiliza ainda o Executivo para a “possibilidade de aplicação pelos clubes e sociedades desportivas dos mecanismos de resposta à redução de atividade das empresas previstos na lei”, ou seja, garantir o acesso ao lay-off simplificado.

Fernando Gomes sublinhou, então, que as questões levantadas pela Liga “não são exclusivas” das competições profissionais, mas “transversais a todo o quadro competitivo da FPF”.

A Liga lamentou a “falha de comunicação” com a Federação, tendo-se justificado com o facto de a carta ter sido elaborada pelo seu gabinete de trabalho jurídico, com a contribuição das 18 Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), apesar de considerar, porém, que estavam em causa “interesses específicos” do futebol profissional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …