“Falha de comunicação”. Carta ao Governo provoca tensão entre Liga e FPF

Sérgio Azenha / Lusa

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deixou críticas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) por não ter sido consultada na discussão com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

De acordo com o jornal Público, a tensão instalou-se depois de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter enviado uma carta ao Governo a solicitar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da crise do novo coronavírus.

Tendo sido informados pelo próprio secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do conteúdo da missiva, tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como o Sindicato de Jogadores já lamentaram não terem sido consultados.

Foi com alguma surpresa que tomámos conhecimento do conteúdo do ofício da Liga. Foi preocupação da direção da FPF, ainda antes da declaração oficial do estado de emergência, constituir um grupo especial de acompanhamento da evolução da pandemia”, afirmou o presidente da FPF, Fernando Gomes, numa carta dirigida ao governante, a que o jornal teve acesso.

Segundo o mesmo diário, na carta da Liga assinada pelo seu presidente, Pedro Proença, conta-se o alargamento “extraordinário” do período legal de 12 meses para o termo da época desportiva e a fixação de uma data de início das provas da temporada 2020-21.

A LPFP sensibiliza ainda o Executivo para a “possibilidade de aplicação pelos clubes e sociedades desportivas dos mecanismos de resposta à redução de atividade das empresas previstos na lei”, ou seja, garantir o acesso ao lay-off simplificado.

Fernando Gomes sublinhou, então, que as questões levantadas pela Liga “não são exclusivas” das competições profissionais, mas “transversais a todo o quadro competitivo da FPF”.

A Liga lamentou a “falha de comunicação” com a Federação, tendo-se justificado com o facto de a carta ter sido elaborada pelo seu gabinete de trabalho jurídico, com a contribuição das 18 Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), apesar de considerar, porém, que estavam em causa “interesses específicos” do futebol profissional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …