Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Wikimedia

O Titanic no porto de Southampton, em Inglaterra

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio.

Uma família encontrou a carta numa garrafa lacrada enterrada numa praia em Hopewell Rocks, Bay of Funday, na província canadiana de New Brunswick, há quatro anos. A carta, datada de 13 de abril de 1912, está escrita em francês e assinada por Mathilde Lefebvre, de 13 anos.

“Estou a atirar esta garrafa ao mar no meio do Atlântico. Devemos chegar a Nova Iorque em alguns dias. Se alguém a encontrar, avise a família Lefebvre em Liévin”, lê-se, de acordo com a Newsweek.



Liévin, em Pas-de-Calais, era a região francesa de onde Mathilde e a sua família vieram. A jovem era uma passageira da terceira classe com a sua mãe, Marie Daumont, e três dos seus irmãos.

A família iria juntar-se ao pai, Franck Lefebvre, que tinha deixado França dois anos antes para emigrar para a América com os seus outros filhos, segundo a equipa da Universidade de Quebec em Rimouski (UQAR) que está a examinar a carta.

O RMS Titanic, operado pela White Star Line, afundou no Oceano Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, depois de ter atingido um icebergue durante asua viagem inaugural de Southampton para a cidade de Nova Iorque.

Mathilde e a sua família estavam entre as 1.500 pessoas que morreram.

A equipa estudou a composição química da garrafa, da rolha, do papel e da tinta. Além disso, analisou as correntes e os processos de erosão que seriam necessários para que a garrafa encalhasse e fosse enterrada.

Os investigadores concluíram que, materialmente, a garrafa e o seu conteúdo não eram incompatíveis com a data escrita na carta, mas espera que o público possa ajudar com algumas perguntas não respondidas.

“Este é, com certeza, um documento muito valioso. Temos acerteza de que o papel da carta e a garrafa são materiais anteriores a 1912“, disse o arqueólogo Manon Savard.

No passado, foram encontradas cartas supostamente escritas no Titanic que, afinal, eram falsas. É por isso que a equipa é cautelosa ao afirmar categoricamente que a mensagem era da época do naufrágio histórico que intrigou o público durante mais de um século e inspirou um filme.

“Todos nós gostaríamos de acreditar nesta história, mas temos várias dúvidas sobre a autenticidade desta carta”, disse Savard.

Entre elas está se a caligrafia seria ou não o que as crianças francesas poderiam produzir na época Também estão em dúvida as hipóteses de uma garrafa da embarcação ter dado à costa numa praia canadiana.

“As correntes marítimas tornam altamente improvável que um objeto flutuante tenha derivado do Atlântico Norte para a Baía de Fundy [em New Brunswick]”, disse Savard, “Não é impossível, mas é improvável.”

Um dos arqueólogos, Nicolas Beaudry, disse que ainda há parentes da família Lefebvre de Aix-en-Provence, em França, que tinham “um compromisso emocional com esta carta”. “É muito comovente este naufrágio. Claro, a família na França está tentada a acreditar. Acho que todos também querem que isso seja verdade”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …