Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Wikimedia

O Titanic no porto de Southampton, em Inglaterra

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio.

Uma família encontrou a carta numa garrafa lacrada enterrada numa praia em Hopewell Rocks, Bay of Funday, na província canadiana de New Brunswick, há quatro anos. A carta, datada de 13 de abril de 1912, está escrita em francês e assinada por Mathilde Lefebvre, de 13 anos.

“Estou a atirar esta garrafa ao mar no meio do Atlântico. Devemos chegar a Nova Iorque em alguns dias. Se alguém a encontrar, avise a família Lefebvre em Liévin”, lê-se, de acordo com a Newsweek.



Liévin, em Pas-de-Calais, era a região francesa de onde Mathilde e a sua família vieram. A jovem era uma passageira da terceira classe com a sua mãe, Marie Daumont, e três dos seus irmãos.

A família iria juntar-se ao pai, Franck Lefebvre, que tinha deixado França dois anos antes para emigrar para a América com os seus outros filhos, segundo a equipa da Universidade de Quebec em Rimouski (UQAR) que está a examinar a carta.

O RMS Titanic, operado pela White Star Line, afundou no Oceano Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, depois de ter atingido um icebergue durante asua viagem inaugural de Southampton para a cidade de Nova Iorque.

Mathilde e a sua família estavam entre as 1.500 pessoas que morreram.

A equipa estudou a composição química da garrafa, da rolha, do papel e da tinta. Além disso, analisou as correntes e os processos de erosão que seriam necessários para que a garrafa encalhasse e fosse enterrada.

Os investigadores concluíram que, materialmente, a garrafa e o seu conteúdo não eram incompatíveis com a data escrita na carta, mas espera que o público possa ajudar com algumas perguntas não respondidas.

“Este é, com certeza, um documento muito valioso. Temos acerteza de que o papel da carta e a garrafa são materiais anteriores a 1912“, disse o arqueólogo Manon Savard.

No passado, foram encontradas cartas supostamente escritas no Titanic que, afinal, eram falsas. É por isso que a equipa é cautelosa ao afirmar categoricamente que a mensagem era da época do naufrágio histórico que intrigou o público durante mais de um século e inspirou um filme.

“Todos nós gostaríamos de acreditar nesta história, mas temos várias dúvidas sobre a autenticidade desta carta”, disse Savard.

Entre elas está se a caligrafia seria ou não o que as crianças francesas poderiam produzir na época Também estão em dúvida as hipóteses de uma garrafa da embarcação ter dado à costa numa praia canadiana.

“As correntes marítimas tornam altamente improvável que um objeto flutuante tenha derivado do Atlântico Norte para a Baía de Fundy [em New Brunswick]”, disse Savard, “Não é impossível, mas é improvável.”

Um dos arqueólogos, Nicolas Beaudry, disse que ainda há parentes da família Lefebvre de Aix-en-Provence, em França, que tinham “um compromisso emocional com esta carta”. “É muito comovente este naufrágio. Claro, a família na França está tentada a acreditar. Acho que todos também querem que isso seja verdade”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …