Carta escrita no Titanic no dia do naufrágio vai ser leiloada

Henry Aldridge & Son

-

Uma carta que foi escrita a bordo do Titanic no dia do naufrágio do paquete, a única conhecida até à data, vai ser leiloada este mês em Inglaterra, anunciou hoje a leiloeira responsável pela venda pública.

Redigida por Esther Hart, uma sobrevivente do Titanic, a missiva nunca chegou a ser enviada.

Esther Hart, de nacionalidade britânica, pretendia enviar a carta para a sua mãe, após a partida do navio de Southampton, no sul de Inglaterra, a 10 de abril de 1912.

A missiva foi redigida na noite de 14 de abril de 1912, pouco antes de o paquete ter batido contra um iceberg.

O marido de Esther Hart, Benjamin, figura entre as 1.500 vítimas do acidente. Esther e a sua filha Eva foram socorridas.

A criança, que tinha então sete anos, tornou-se numa das sobreviventes do Titanic mais conhecidas da opinião pública. Eva Hart morreu em 1996.

Adquiridos há cerca de 20 anos por um colecionador, a carta e o respetivo envelope estão atualmente nas mãos da sociedade leiloeira Henry Aldridge & Son.

O lote com os dois objetos vai ser leiloado a 26 de abril em Devizes, sudoeste de Inglaterra, e poderá atingir os 120.000 euros.

“A importância desta carta é grande. Que tenhamos conhecimento, é a única que foi escrita naquele fatídico dia”, afirmou Andrew Aldridge, da leiloeira responsável pela venda pública.

Na missiva, Esther Hart contava à sua mãe que tinha estado doente no dia anterior. Também escrevia que ela e a sua filha iam cantar na noite seguinte a bordo do paquete.

Anos mais tarde, Eva Hart recordou que a mãe encontrou a carta no bolso de um casaco do pai após o resgate.

Na próxima segunda-feira, uma outra carta, redigida um ano após o naufrágio do paquete por uma sobrevivente norte-americana, vai ser leiloada em Nova Iorque. Escrita em 18 de abril de 1913, a sobrevivente relata na missiva a noite do acidente.

O naufrágio do Titanic é recordado como uma das maiores tragédias marítimas. A bordo estavam 2.227 pessoas, que tinham como destino Nova Iorque.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.