Carros a hidrogénio? Não serão mais um problema. Tecnologia pode permitir expansão do abastecimento

Uma das principais desvantagens dos carros elétricos movidos a hidrogénio, é o facto da distribuição deste combustível ser tão difícil. O H2 precisa de ser mantido frio e pressurizado e, como energia renovável, torna a logística de transporte mais difícil do que a da gasolina.

Contudo, uma nova tecnologia de mistura de hidrogénio pode oferecer uma solução.

A nova tecnologia EHPC (Purificação e Compressão Eletroquímica de Hidrogénio), passa por injetar o combustível diretamente na rede de gás natural e movê-lo de forma rápida e eficiente de forma a que chegue para abastecer uma cidade inteira.

Para testar o conceito, a SoCalGas está a avaliar, na Califórnia, a tecnologia que pode separar e comprimir simultaneamente o hidrogénio de uma mistura de hidrogénio e gás natural.

Em grande escala, a tecnologia poderá permitir que o combustível seja transportado de forma fácil e económica, através do sistema de gasoduto de gás natural. Em seguida deverá ser extraído e comprimido em estações de abastecimento que fornecem hidrogénio a veículos elétricos.

O sistema funciona com a aplicação de uma corrente elétrica através de uma membrana seletiva de hidrogénio para permitir que apenas este a penetre enquanto bloqueia os componentes do gás natural. A aplicação contínua da corrente elétrica aumenta e pressuriza o hidrogénio.

Para testar a tecnologia, o SoCalGas vai misturar hidrogénio, em concentrações de 3 a 15%, com metano, o principal componente do gás natural.

Criada pela HyET Hydrogen, com sede na Holanda, a tecnologia foi pensada para fornecer hidrogénio puro, altamente comprimido, onde quer que exista um sistema de distribuição de gás natural.

“Esta tecnologia inovadora pode permitir que o hidrogénio passe a ser distribuído em todos os locais onde é necessário, através do uso da rede de gás natural”, disse Neil Navin, vice-presidente da SoCalGas.

Navin explica que “ao mesmo tempo que aumenta a procura de veículos de emissão zero, a Califórnia irá precisar de mais postos de abastecimento de hidrogénio, e esta tecnologia pode ajudar a tornar isso possível”.

A implantação inicial deve extrair e comprimir cerca de 10 kg de hidrogénio por dia, mas em apenas dois anos este número deverá aumentar dez vezes. Por exemplo, 100 kg de hidrogénio comprimido seriam suficientes para abastecer cerca de 20 carros elétricos.

Se os postos puderem ligar-se a uma fonte de hidrogénio, a falta de bombas de hidrogénio pode rapidamente deixar de ser uma barreira para os veículos.

A mesma infraestrutura também pode alimentar depósitos de camiões maiores ou aeroportos, onde aeronaves movidas a hidrogénio param para reabastecer.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …