Carros a hidrogénio? Não serão mais um problema. Tecnologia pode permitir expansão do abastecimento

Uma das principais desvantagens dos carros elétricos movidos a hidrogénio, é o facto da distribuição deste combustível ser tão difícil. O H2 precisa de ser mantido frio e pressurizado e, como energia renovável, torna a logística de transporte mais difícil do que a da gasolina.

Contudo, uma nova tecnologia de mistura de hidrogénio pode oferecer uma solução.

A nova tecnologia EHPC (Purificação e Compressão Eletroquímica de Hidrogénio), passa por injetar o combustível diretamente na rede de gás natural e movê-lo de forma rápida e eficiente de forma a que chegue para abastecer uma cidade inteira.

Para testar o conceito, a SoCalGas está a avaliar, na Califórnia, a tecnologia que pode separar e comprimir simultaneamente o hidrogénio de uma mistura de hidrogénio e gás natural.

Em grande escala, a tecnologia poderá permitir que o combustível seja transportado de forma fácil e económica, através do sistema de gasoduto de gás natural. Em seguida deverá ser extraído e comprimido em estações de abastecimento que fornecem hidrogénio a veículos elétricos.

O sistema funciona com a aplicação de uma corrente elétrica através de uma membrana seletiva de hidrogénio para permitir que apenas este a penetre enquanto bloqueia os componentes do gás natural. A aplicação contínua da corrente elétrica aumenta e pressuriza o hidrogénio.

Para testar a tecnologia, o SoCalGas vai misturar hidrogénio, em concentrações de 3 a 15%, com metano, o principal componente do gás natural.

Criada pela HyET Hydrogen, com sede na Holanda, a tecnologia foi pensada para fornecer hidrogénio puro, altamente comprimido, onde quer que exista um sistema de distribuição de gás natural.

“Esta tecnologia inovadora pode permitir que o hidrogénio passe a ser distribuído em todos os locais onde é necessário, através do uso da rede de gás natural”, disse Neil Navin, vice-presidente da SoCalGas.

Navin explica que “ao mesmo tempo que aumenta a procura de veículos de emissão zero, a Califórnia irá precisar de mais postos de abastecimento de hidrogénio, e esta tecnologia pode ajudar a tornar isso possível”.

A implantação inicial deve extrair e comprimir cerca de 10 kg de hidrogénio por dia, mas em apenas dois anos este número deverá aumentar dez vezes. Por exemplo, 100 kg de hidrogénio comprimido seriam suficientes para abastecer cerca de 20 carros elétricos.

Se os postos puderem ligar-se a uma fonte de hidrogénio, a falta de bombas de hidrogénio pode rapidamente deixar de ser uma barreira para os veículos.

A mesma infraestrutura também pode alimentar depósitos de camiões maiores ou aeroportos, onde aeronaves movidas a hidrogénio param para reabastecer.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …