Carros a gasóleo proibidos de circular nas horas de ponta em Roma

As autoridades romanas anunciaram, na quarta-feira, que os carros a gasóleo estão proibidos de circular nas horas de ponta.

De acordo com a agência Reuters, a medida foi anunciada para tentar combater o aumento da poluição na capital, mas outras cidades do centro e norte de Itália também estão a impor algumas restrições, como é o caso de Milão, Turim e Florença.

Um período prolongado de tempo ensolarado, sem chuva e com pouco vento provocou dezenas de alertas de poluição atmosférica em todo o país.

O conselho da cidade de Roma proibiu veículos diesel de circularem nas horas de ponta, com os piores veículos poluentes a serem mesmo barrados das ruas do amanhecer ao anoitecer. A autoridade local dos transportes disse que a medida iria afetar cerca de um milhão de veículos.

Itália tem um limite permitido de partículas finas (PM10) de 50 microgramas por metro cúbico. Algumas áreas da cidade excederam esse nível — acima do qual a qualidade do ar é considerada um risco potencial para a saúde – em 10 dos últimos 12 dias.

As partículas no gasóleo e os picos de emissões aumentam o risco de cancro, problemas respiratórios e alergias.

Esta semana, um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente revelou que os novos veículos a gasóleo têm níveis de poluição mil vezes acima dos valores normais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.