Carro sem condutor da Google provoca pequeno (mas grande) acidente

O carro sem condutor da Google esteve envolvido num pequeno acidente – o primeiro causado por si, o que pode ter consequências sérias para o projecto do gigante tecnológico.

Após viajarem milhares de milhas sem terem causado qualquer acidente, um dos carros sem condutores da Google foi responsável pelo embate contra um autocarro municipal em Mount View, na Califórnia.

O acidente ocorreu a 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim. Não houve feridos nem grandes danos materiais, mas as consequências para o projecto da Google podem ser graves, já que, pela primeira vez, a empresa assume a responsabilidade pelo acidente.

Em cerca de uma dezena de ocasiões, tinham já ocorrido pequenos acidentes com os carros sem condutor da Google, mas sempre por culpa dos outros veículos envolvidos, conduzidos por humanos.

Neste caso, o Lexus da Google estava a desviar-se de um amontoado de sacos de areia na estrada quando embateu contra um autocarro.

A empresa explica, conforme cita a CNBC, que “o condutor de testes da Google viu o autocarro a aproximar-se, através do retrovisor esquerdo, mas acreditou que o autocarro pararia ou abrandaria para permitir que o carro Google prosseguisse”.

“Claramente, assumimos alguma responsabilidade, porque se o nosso carro não tivesse avançado, não teria havido colisão”, diz ainda a Google.

Estas explicações vêm comprovar a dificuldade tecnológica em lidar com as regras de civismo e de cortesia que, tantas vezes, são essenciais na condução.

Este foi apenas o primeiro dos muitos acidentes que o carro da Google deverá sofrer nas “complicadas” estradas que há por aí, vaticina o Bryant Walker Smith, investigador da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA.

“Estas tecnologias ainda não estão prontas para uma gama alargada de condições de condução”, salienta em declarações divulgadas pela CNBC.

O professor lembra que o local onde ocorreu o acidente é “horrível” e que a Google está ainda “a tentar perceber como lidar com condições confusas como esta”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …