Carro sem condutor da Google provoca pequeno (mas grande) acidente

O carro sem condutor da Google esteve envolvido num pequeno acidente – o primeiro causado por si, o que pode ter consequências sérias para o projecto do gigante tecnológico.

Após viajarem milhares de milhas sem terem causado qualquer acidente, um dos carros sem condutores da Google foi responsável pelo embate contra um autocarro municipal em Mount View, na Califórnia.

O acidente ocorreu a 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim. Não houve feridos nem grandes danos materiais, mas as consequências para o projecto da Google podem ser graves, já que, pela primeira vez, a empresa assume a responsabilidade pelo acidente.

Em cerca de uma dezena de ocasiões, tinham já ocorrido pequenos acidentes com os carros sem condutor da Google, mas sempre por culpa dos outros veículos envolvidos, conduzidos por humanos.

Neste caso, o Lexus da Google estava a desviar-se de um amontoado de sacos de areia na estrada quando embateu contra um autocarro.

A empresa explica, conforme cita a CNBC, que “o condutor de testes da Google viu o autocarro a aproximar-se, através do retrovisor esquerdo, mas acreditou que o autocarro pararia ou abrandaria para permitir que o carro Google prosseguisse”.

“Claramente, assumimos alguma responsabilidade, porque se o nosso carro não tivesse avançado, não teria havido colisão”, diz ainda a Google.

Estas explicações vêm comprovar a dificuldade tecnológica em lidar com as regras de civismo e de cortesia que, tantas vezes, são essenciais na condução.

Este foi apenas o primeiro dos muitos acidentes que o carro da Google deverá sofrer nas “complicadas” estradas que há por aí, vaticina o Bryant Walker Smith, investigador da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA.

“Estas tecnologias ainda não estão prontas para uma gama alargada de condições de condução”, salienta em declarações divulgadas pela CNBC.

O professor lembra que o local onde ocorreu o acidente é “horrível” e que a Google está ainda “a tentar perceber como lidar com condições confusas como esta”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …