Carro sem condutor da Google provoca pequeno (mas grande) acidente

O carro sem condutor da Google esteve envolvido num pequeno acidente – o primeiro causado por si, o que pode ter consequências sérias para o projecto do gigante tecnológico.

Após viajarem milhares de milhas sem terem causado qualquer acidente, um dos carros sem condutores da Google foi responsável pelo embate contra um autocarro municipal em Mount View, na Califórnia.

O acidente ocorreu a 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim. Não houve feridos nem grandes danos materiais, mas as consequências para o projecto da Google podem ser graves, já que, pela primeira vez, a empresa assume a responsabilidade pelo acidente.

Em cerca de uma dezena de ocasiões, tinham já ocorrido pequenos acidentes com os carros sem condutor da Google, mas sempre por culpa dos outros veículos envolvidos, conduzidos por humanos.

Neste caso, o Lexus da Google estava a desviar-se de um amontoado de sacos de areia na estrada quando embateu contra um autocarro.

A empresa explica, conforme cita a CNBC, que “o condutor de testes da Google viu o autocarro a aproximar-se, através do retrovisor esquerdo, mas acreditou que o autocarro pararia ou abrandaria para permitir que o carro Google prosseguisse”.

“Claramente, assumimos alguma responsabilidade, porque se o nosso carro não tivesse avançado, não teria havido colisão”, diz ainda a Google.

Estas explicações vêm comprovar a dificuldade tecnológica em lidar com as regras de civismo e de cortesia que, tantas vezes, são essenciais na condução.

Este foi apenas o primeiro dos muitos acidentes que o carro da Google deverá sofrer nas “complicadas” estradas que há por aí, vaticina o Bryant Walker Smith, investigador da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA.

“Estas tecnologias ainda não estão prontas para uma gama alargada de condições de condução”, salienta em declarações divulgadas pela CNBC.

O professor lembra que o local onde ocorreu o acidente é “horrível” e que a Google está ainda “a tentar perceber como lidar com condições confusas como esta”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …