NOAA Ocean Exploration, 2025 Beyond the Blue

Os investigadores acreditam que a carrinha pertencia a um oficial de alta patente do USS Yorktown.
Investigadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) fizeram uma descoberta surpreendente enquanto exploravam os destroços do USS Yorktown, um porta-aviões da Marinha dos EUA que se afundou durante a Batalha de Midway, na Segunda Guerra Mundial.
Entre os destroços, a mais de cinco quilómetros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, os cientistas encontraram um objeto inesperado: um automóvel antigo.
A 19 de abril, enquanto utilizavam um veículo operado remotamente a bordo do navio Okeanos Explorer da NOAA, no âmbito da expedição Beyond the Blue: Iluminando o Pacífico, os investigadores repararam no contorno ténue de um automóvel no hangar da popa do navio naufragado, refere a Smithsonian Mag.
Um exame mais atento revelou que se tratava de uma carrinha Ford Super Deluxe “Woody” de 1940-41, provisoriamente identificada pelos seus distintos guarda-lamas alargados, para-brisas dividido e pneu sobresselente. A matrícula da frente dizia “SHIP SERVICE ___ NAVY”.
O objetivo da presença do carro a bordo do Yorktown ainda não é claro. Os cientistas especulam que pode ter pertencido a um oficial de alta patente, como o contra-almirante Frank Fletcher ou o capitão Elliott Buckmaster, para ser utilizado durante as visitas ao porto, ou pode ter sido objeto de reparações após os danos sofridos na Batalha do Mar de Coral.
O USS Yorktown foi torpedeado pelas forças japonesas em junho de 1942 e, desde então, tem repousado no fundo do oceano perto das ilhas do Noroeste do Havai. Foi descoberto pela primeira vez em 1998 pelo explorador Robert Ballard, em colaboração com a Marinha dos EUA e a National Geographic Society. Apesar de já ter sido inspecionado anteriormente, a recente missão revelou novos segredos do naufrágio histórico.
Para além do automóvel, os investigadores da NOAA capturaram as primeiras fotografias subaquáticas de um mural de 12,8 por 3,6 metros intitulado A Chart of the Cruises of the USS Yorktown, pintado no interior de um dos poços de elevador do navio. O mural, que retrata um mapa-mundo e destaca as extensas viagens do navio, só tinha sido parcialmente visto em fotografias de arquivo tiradas antes de o navio se afundar. A NOAA descreveu-o como um símbolo do orgulho dos marinheiros e do papel estratégico global do navio.
Os investigadores também localizaram três aeronaves da era da Segunda Guerra Mundial a bordo do naufrágio, incluindo um bombardeiro de mergulho Douglas SBD Dauntless que ainda tinha uma bomba acoplada. Durante a Batalha de Midway, estes aviões desempenharam um papel fundamental no afundamento de quatro porta-aviões japoneses.
A equipa descobriu ainda uma medusa vermelha vibrante, potencialmente uma nova espécie, acrescentando um toque de mistério marinho à investigação.