O carro vai chegar ao mercado em Novembro e vai custar 249 mil euros. O veículo está equipado com células solares que permitem carregar a bateria enquanto o carro anda, sem este ter de ser ligado à ficha.
Já dizia um famoso anúncio que a pilha dura, dura, dura. Mas há um novo modelo de um carro eléctrico de luxo que não precisa de pilhas para durar, durar, durar.
A startup de veículos eléctricos Lightyear revelou o seu primeiro modelo que está pronto para a produção em massa — um carro eléctrico alimentado com energia solar e que a empresa garante pode passar andar sete meses sem ter de ser ligado à ficha. Sim, sete meses.
O preço não é tão aliciante e está apenas ao alcance de poucos, já que custa 254 mil dólares (249 mil euros). No entanto, a empresa já está a pensar nos clientes cujas carteiras não estejam assim tão recheadas e promete que está a trabalhar num design que deve estar pronto em 2024 ou 2025 e que começará nos 30 mil dólares.
“Estamos a tentar fazer a diferença, não para o milionário que pode pagar um carro de 254 mil dólares, mas para chegarmos ao ponto em que uma pessoa normal pode comprar um veículo sustentável e confiável que ganha em todos os pontos a um econobox (carro barato e que gasta pouco combustível) que se pode comprar a qualquer hora”, revela Telian Franken, o líder da equipa que desenvolveu o protótipo.
O carro chama-se Lightyear 0 e foi criado para ser incrivelmente eficiente e tem uma autonomia de quase 545 quilómetros. O veículo está coberto de células solares que a empresa garante que fornecem até 70 quilómetros diários à bateria nas melhores condições meteorológicas.
Nos climas mais nublados, como nos Países Baixos, uma pessoa que faça 22 quilómetros por dia pode passar dois meses ter de carregar o carro. Já quem vive num país mais soalheiro, como Espanha, pode passar até sete meses sem ter de ligar o carro à ficha.
A produção do Lightyear 0 deve arrancar este Outono e os primeiros carros vão chegar ao mercado em Novembro, relata o Big Think.
Esta inovação é mais um passo que torna os carros eléctricos ainda mais apelativos num mundo que já está a sofrer com as alterações climáticas e onde a transição energética é urgente.
Um dos problemas mais frequentemente apontados nos veículos eléctricos é a falta de autonomia, a demora no carregamento e a falta de estações para se carregar — mas modelos como o da Lightyear estão a alterar esse panorama.
A forma da traseira faz-me lembrar vagamente o EV1,da década de 90. Bom documentário para ver online no Vimeo (who killed the electric car)! O paradigma mudou bastante desde então,pelo menos na teoria…
Até dura para sempre se não tiver que andar…
Neste caso, este carro em Portugal para 50 Km diários pode passar meio ano sem ser carregado. Apenas é necessário dar um pouco de carga nos meses em que há pouco sol como o Outono e Inverno. Agora lançarem um carro destes a 30 mil euros nos próximos anos é que não acredito muito.
Pensei que fosse algo novo, mesmo inovador mas afinal…
Tenho uma motorizada em caso que em 10 meses só gastou 10€ de gasolina mistura. é como este carro se não andar dura mais, de houver mais sol dura mais… e ao preço que custa só mesmo um maluco, ou ecoxiita ou alguem que querei mostrar que tem dinheiro.
Em boa verdade as pessoas só vão comprar um carro eletrico se o preço for muito semelhante aos carros a combustiveis fosseis. e agora com os preços que se praticam no mercado só quem tiver casa e garagem é que pode ter um eletrico. Se tiver que abastecer nos postos de carregamento publicos fica mais barato abastecer um carro a gasolina que um eletrico. Agora paga-se 15 a 20 euros por carregar um carro eletrico para fazer 200 km…
Mesmo assim é mais barato!
Aquela parte a proteger meia roda traseira , não lhe acho grande piada. Preferia a roda totalmente visivel.
Esse carro é bom para quem trabalha em teletrabalho… até sobra para ir às compras alí ao lado… e o preço está mesmo em conta.
Só não entendo é porque é que a Tesla ainda não tem carros testes.. O Elon tem uma empresa de energia solar, vencendo as dificuldades tecnicas é um produto espetacular para Portugal e para o mundo
Graças às novas tecnologias altamente avançadas, caminhamos muito rapidamente para um futuro risonho para a próxima geração de um planeta para se viver mais feliz e .
Abel pereira Gonçalves.