É difícil arranjar um local para carregar o carro elétrico? Esta bateria portátil resolve o problema

Vídeo ZAP com o apoio de: Chip7 – 50 lojas de informática próximo de si

Comprar um veículo elétrico é o objetivo de muitas pessoas, mas há algumas condicionantes que podem pôr em causa este desejo. O facto das habitações não possuírem um local para carregamento pode ser um problema, mas uma nova solução energética pode pôr fim a este entrave.

De acordo com a startup ZipCharge, cerca de 40% das casas do Reino Unido não possuem um estacionamento fechado onde seria possível carregar os veículos elétricos.

Esta questão pode ser um grande impedimento na hora de comprar um automóvel mais amigo do ambiente.

Contudo, perante a falta de possibilidades, a empresa criou uma power bank que foi pensada para circular de um lado para o outro e carregar os veículos em qualquer lado.

Esta bateria portátil tem a aparência de uma mala de viagem, pois é bastante compacta e conta com duas rodas que a tornam mais fácil de transportar. Para efeitos de segurança, é feita de alumínio e conta com um revestimento externo das unidades de produção que é feito de resíduos de plástico pós-consumo.

De modo a facilitar a vida do utilizador, a bateria possui uma alça de transporte de um lado e portas de carregamento e LEDs do outro. Já a tampa frontal pode ser personalizada em cores e acabamentos para combinar com o veículo elétrico.

O objetivo deste dispositivo é que seja carregado em casa durante a noite – ou no escritório durante o horário laboral.

Quando se encontra totalmente carregada, a bateria pode ser levada para o carro elétrico e conectada de modo a recarregar a energia do automóvel.

Ao contrário de uma power bank de bolso, que pode ter energia suficiente para carregar totalmente um smartphone várias vezes, esta bateria não tem capacidade para fazer o mesmo com um veículo elétrico.

A ZipCharge calcula que um carregamento de menos de uma hora é capaz de abastecer um carro elétrico de forma a que este consiga percorrer cerca de 32 quilómetros – o que pode ser o suficiente para fazer o trajeto de ida e volta para o trabalho.

Em contrapartida, a grande vantagem desta bateria é que é tão compacta que pode mesmo ser guardada na mala do carro, até que seja necessário ser utilizada novamente.

A nível tecnológico, um inversor AC-DC bidirecional permite que o banco armazene energia barata fora do pico da rede e a envie de volta à rede durante os horários de pico.

Há um módulo de comunicação integrado que oferece suporte a carregamento inteligente, atualizações remotas, diagnóstico remoto e recursos de geo-fencing e tecnologia de rastreamento para a tranquilidade do utilizador.

A bateria conta ainda com uma conectividade móvel 2G / 4G que permite gerir remotamente o banco de energia através de uma aplicação complementar, enquanto a inteligência artificial deverá aprender os hábitos de carregamento do utilizador ao longo do tempo, de modo a que no futuro possa fazer recomendações de agendamento para aproveitar a disponibilidade de eletricidade fora do pico.

Agora, e numa altura em que se encontra nos estágios finais de desenvolvimento, a ZipCharge pretende fazer chegar a bateria aos seus primeiros clientes no quarto trimestre de 2022.

Os interessados poderão comprar um banco de energia portátil bastante competitivo, escreve o New Atlas.

Esta bateria portátil é o primeiro componente de uma plataforma de carregamento de carros elétricos que a empresa pretende configurar, que incluirá hardware, software, aprendizagem de máquina e novos modelos de propriedade.

A bateria ZipCharge Go foi pensada pelos fundadores da empresa, Richie Sibal e Jonathan Carrier, que trazem mais de duas décadas de experiência em sistemas eletrónicos e desenvolvimento de produtos para a indústria automóvel, tendo trabalhado para empresas como McLaren Automotive, Jaguar Land Rover, Lotus e Gordon Murray Group e LEVC.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.