Carraças de 99 milhões de anos sugaram o sangue de dinossauros

(dv) E. Peñalver

Desde sempre que as carraças são uma praga. E neste caso, “desde sempre” refere-se há pelo menos 99 milhões de anos. Os parasitas são verdadeiros mestres da sobrevivência, e já sugavam o sangue de dinossauros na época.

Esta informação veio da descoberta de vários fósseis preservados em âmbar e encontrados em Mianmar. Uma das amostras é de uma carraça agarrada à pena de um dinossauro voador, e é a prova mais antiga do que esses parasitas comiam.

A descoberta foi descrita como um “sonho paleontológico”, por Ricardo Pérez de la Fuente, um paleontólogo que trabalha no Museu da História Natural da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ricardo ajudou a liderar o trabalho sobre as carraças que foi publicado na revista Nature.

As amostras de âmbar são formadas por resina de árvore que preservam perfeitamente o que nelas ficar preso, normalmente animais. Neste caso, a descoberta foi descrita como um sonho por conter não só o parasita, mas também pistas do seu alimento.

A pena pertenceu a uma ave do grupo Theropoda, que teve mais tarde como descendentes as aves modernas. Outra amostra contém duas carraças juntos e pelos que pertencem a uma larva de besouro que vivia em ninhos de dinossauros.

Hoje, essas larvas de besouros são encontradas em ninho de aves e mamíferos, e alimentam-se de pele morta e penas. Os pelos são parte do sistema de defesa, e neste caso provavelmente fez com que as duas carraças acabassem presas quando visitavam o ninho de um dinossauro com penas.

Hoje as carraças continuam a alimentar-se de sangue de pássaros, pelo que a descoberta mostra que esta relação entre as duas espécies é muito antiga.

Uma das amostras contém uma carraça cheia de sangue de dinossauro, e um cientista dos Estados Unidos, Scott Anderson, anunciou num encontro de paleontologia que pretendia testar o fóssil para tentar recuperar o ADN do dinossauro. Isso não foi possível, mas pelo menos passou a integrar a equipa de investigadores ingleses.

A carraça foi batizado Deinocroton draculi, ou “terrível carraça de Drácula“.

ZAP // HypScience / Science

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …