Consumo de carnes vermelhas associado a morte prematura

Desde há muito tempo que os médicos alertam para os perigos inerentes ao consumo de carnes vermelhas. Agora, um novo estudo associa o consumo deste tipo de carnes a uma morte prematura.

O consumo de carne vermelha e carne processada está associado a diferentes tipos de problemas de saúde como diabetes, doença coronária e até mesmo alguns tipos de cancro. Para agravar a situação, a ONU constata que o consumo de carne tem crescido nos últimos anos.

Agora, um estudo publicado semana passada na revista The BMJ vai um passo mais longe e destaca que o consumo de carnes vermelhas — especialmente de carne processada — está mesmo associado a um maior risco de morte prematura.

A investigação teve como base homens e mulheres americanos e constatou que um consumo acrescido de carnes vermelhas durante oito anos leva a que haja uma maior risco de morte dentro dos próximos oito anos. Naqueles em que não se registou um aumento na dieta, o risco era menor.

Além disso, o risco era ainda menor quando se diminuía o consumo de carnes vermelhas e se aumentava o consumo de alternativas mais saudáveis. Alimentos como nozes, peixe, aves, laticínios, ovos, grãos integrais ou vegetais — aliados a uma redução no consumo de carnes vermelhas — mostraram ser benéficos para a saúde.

O Tech Explorist explica que um aumento no consumo de carne processada em meia dose diária ou mais está associado um risco 13% maior de mortalidade por variadas causas. O risco é de 9% quando a carne não é processada. No mesmo sentido, havia uma maior propensão a doenças cardiovasculares, respiratórias e neurodegenerativas.

“Este estudo de longo prazo fornece mais evidências de que a redução do consumo de carne vermelha enquanto se come outros alimentos proteicos ou mais grãos integrais e vegetais pode reduzir o risco de morte prematura. Para melhorar a saúde humana e a sustentabilidade ambiental, é importante adotar um estilo mediterrâneo ou outras deitas que enfatizem os alimentos vegetais saudáveis”, explicou Frank Hu, um dos autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …