Carne frita ou assada aumenta risco de demência

Cozinhar carne no forno, na grelha ou na frigideira liberta substâncias químicas que podem aumentar o risco de desenvolver demência, sugerem cientistas norte-americanos.

Carne assada sendo cortada

Os chamados Produtos de Glicação Avançada (os AGE, da sigla inglesa Advanced Glycation Endproducts) têm sido associados a doenças como a diabetes tipo 2.

Ratos alimentados com uma dieta rica em AGEs apresentaram uma acumulação de proteínas perigosas no cérebro e tiveram a função cognitiva prejudicada.

Especialistas afirmaram que os resultados são “convincentes”, mesmo que não forneçam “respostas definitivas”, diz a reportagem da BBC.

Os AGEs formam-se quando as proteínas ou gorduras reagem com açúcar. Isso pode acontecer naturalmente ou durante o processo de cozedura.

Cientistas da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York, testaram o efeito da AGEs em ratos e pessoas. A experiência com animais, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrou que uma dieta rica em AGEs afecta a química do cérebro.

Isso provoca uma acumulação de proteína beta-amilóide defeituosa – uma característica da doença de Alzheimer. Os ratos que comeram uma dieta baixa em AGEs foram capazes de impedir a produção da proteína.

Por outro lado, os ratos realizaram bem menos tarefas físicas e mentais depois de dietas ricas em AGEs.

Uma análise de curto prazo de pessoas com mais de 60 anos sugere uma ligação entre altos níveis de AGEs no sangue e o declínio cognitivo.

‘Tratamento eficaz’

O estudo concluiu: “Constatamos que a demência relacionada com a idade pode ser casualmente associada a altos níveis de alimentos com Produtos de Glicação Avançada .

“O mais importante, é possível reduzir AGEs derivados de alimentos, e isso uma estratégia de tratamento eficaz.”

Derek Hill, professor da University College London, comentou que “os resultados são convincentes.”

“Como a cura para a doença de Alzheimer continua a ser uma esperança distante, os esforços para evitá-la são extremamente importantes, mas este estudo deve ser visto como um incentivo à continuidade dos trabalhos de investigação, mesmo sem fornecer respostas definitivas.”

“Mas isso é motivo para otimismo – o estudo acrescenta evidências e sugere que o uso de estratégias de prevenção pode reduzir a incidência da doença de Alzheimer e outras espécies de demência na sociedade, o que poderia ter um impacto muito positivo em todos nós.”

Simon Ridley, da organização Alzheimer’s Research UK, diz que a “diabetes tinha sido previamente associada a um risco maior de demência, e este pequeno estudo fornece uma nova visão sobre alguns dos possíveis processos moleculares que podem ligar as duas condições.”

“É importante perceber que as pessoas envolvidas neste estudo não sofrem de demência. Como o tema ainda não foi suficientemente estudado, nós ainda não sabemos como a quantidade de AGEs na nossa dieta pode afectar o nosso risco de demência”, afirma o cientista.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há uns dias, fazer sexo tornava-nos mais inteligentes… hoje, a carne assada/grelhada/frita torna-nos dementes… fumar mata… beber mata… há alguma coisa que me abrilhante o futuro?

  2. Meu caro HAHAHA, a coisa mais brilhante que lhe dá futuro é conservar a produção das cadeias peptídicas que a todo o instante se estão a reproduzir dentro de si para que a suas células sejam instruídas sobre o trabalho específico que devem executar.
    A escassez destas cadeias são o único motivo para mais de 90% das doenças existentes dentro de nós.
    Felizmente que a ciência nos vai alertando para evitar abusos aqui e ali, abusos esses que impedem a produção das cadeias que falo. Abrilhanto-lhe o futuro dizendo que essas cadeias estão aí no mercado.
    Para quem quiser saber como adquiri-las a fim de se prevenir de doenças ou usando-as como coadjuvantes de toda e qualquer doença, pode contactar-me para zevilas0@gmail.com

  3. AGEs são proteínas ou lipídios que se tornam glicados como resultado da exposição a açúcares. É de consumir açúcar, não é da carne, parem com as mentiras!

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …