Carne frita ou assada aumenta risco de demência

Cozinhar carne no forno, na grelha ou na frigideira liberta substâncias químicas que podem aumentar o risco de desenvolver demência, sugerem cientistas norte-americanos.

Carne assada sendo cortada

Os chamados Produtos de Glicação Avançada (os AGE, da sigla inglesa Advanced Glycation Endproducts) têm sido associados a doenças como a diabetes tipo 2.

Ratos alimentados com uma dieta rica em AGEs apresentaram uma acumulação de proteínas perigosas no cérebro e tiveram a função cognitiva prejudicada.

Especialistas afirmaram que os resultados são “convincentes”, mesmo que não forneçam “respostas definitivas”, diz a reportagem da BBC.

Os AGEs formam-se quando as proteínas ou gorduras reagem com açúcar. Isso pode acontecer naturalmente ou durante o processo de cozedura.

Cientistas da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York, testaram o efeito da AGEs em ratos e pessoas. A experiência com animais, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrou que uma dieta rica em AGEs afecta a química do cérebro.

Isso provoca uma acumulação de proteína beta-amilóide defeituosa – uma característica da doença de Alzheimer. Os ratos que comeram uma dieta baixa em AGEs foram capazes de impedir a produção da proteína.

Por outro lado, os ratos realizaram bem menos tarefas físicas e mentais depois de dietas ricas em AGEs.

Uma análise de curto prazo de pessoas com mais de 60 anos sugere uma ligação entre altos níveis de AGEs no sangue e o declínio cognitivo.

‘Tratamento eficaz’

O estudo concluiu: “Constatamos que a demência relacionada com a idade pode ser casualmente associada a altos níveis de alimentos com Produtos de Glicação Avançada .

“O mais importante, é possível reduzir AGEs derivados de alimentos, e isso uma estratégia de tratamento eficaz.”

Derek Hill, professor da University College London, comentou que “os resultados são convincentes.”

“Como a cura para a doença de Alzheimer continua a ser uma esperança distante, os esforços para evitá-la são extremamente importantes, mas este estudo deve ser visto como um incentivo à continuidade dos trabalhos de investigação, mesmo sem fornecer respostas definitivas.”

“Mas isso é motivo para otimismo – o estudo acrescenta evidências e sugere que o uso de estratégias de prevenção pode reduzir a incidência da doença de Alzheimer e outras espécies de demência na sociedade, o que poderia ter um impacto muito positivo em todos nós.”

Simon Ridley, da organização Alzheimer’s Research UK, diz que a “diabetes tinha sido previamente associada a um risco maior de demência, e este pequeno estudo fornece uma nova visão sobre alguns dos possíveis processos moleculares que podem ligar as duas condições.”

“É importante perceber que as pessoas envolvidas neste estudo não sofrem de demência. Como o tema ainda não foi suficientemente estudado, nós ainda não sabemos como a quantidade de AGEs na nossa dieta pode afectar o nosso risco de demência”, afirma o cientista.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há uns dias, fazer sexo tornava-nos mais inteligentes… hoje, a carne assada/grelhada/frita torna-nos dementes… fumar mata… beber mata… há alguma coisa que me abrilhante o futuro?

  2. Meu caro HAHAHA, a coisa mais brilhante que lhe dá futuro é conservar a produção das cadeias peptídicas que a todo o instante se estão a reproduzir dentro de si para que a suas células sejam instruídas sobre o trabalho específico que devem executar.
    A escassez destas cadeias são o único motivo para mais de 90% das doenças existentes dentro de nós.
    Felizmente que a ciência nos vai alertando para evitar abusos aqui e ali, abusos esses que impedem a produção das cadeias que falo. Abrilhanto-lhe o futuro dizendo que essas cadeias estão aí no mercado.
    Para quem quiser saber como adquiri-las a fim de se prevenir de doenças ou usando-as como coadjuvantes de toda e qualquer doença, pode contactar-me para zevilas0@gmail.com

  3. AGEs são proteínas ou lipídios que se tornam glicados como resultado da exposição a açúcares. É de consumir açúcar, não é da carne, parem com as mentiras!

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …